Grupos de Pesquisa

Os professores e alunos do PPGCOM/UFRGS trabalham em conjunto nos seguintes grupos de pesquisa, registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq:

 Grupo de Pesquisa

Ementa

Líderes

 Comunicação Científica

Comunicação Científica

grupo desenvolve pesquisas teóricas e aplicadas na área de Ciência da Informação e Comunicação, dedicando-se especialmente às temáticas de Produção Científica, Bibliometria, Cientometria, Estudos de Citação, Coautoria e Colaboração, Periódicos Científicos, Fluxo da Informação Científica, Busca e Uso de Informação, Repositórios, bem como à aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas sociais e científicas. Seus membros desenvolvem de forma individual ou coletiva trabalhos em colaboração com grupos de outras Instituições de Ensino Superior, notadamente UNB, USP e UFRJ, no Brasil, e Universidad Carlos III de Madri, na Espanha. O Grupo tem estudado a produção científica e os periódicos de certas áreas do conhecimento, especialmente no que se refere à sua mensuração, indicadores, fator de impacto, bases de dados, processo de avaliação de originais, contribuindo para a maior visibilidade da ciência brasileira.

(Página no CNPq)

Sônia Elisa Caregnato

 

Comunicação e Práticas Culturais

 

(Página no CNPq)

Nilda Jacks

Elisa Reinhardt Piedras

GCCOP-Rudimar


Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder

Problematizar e refletir sobre a pesquisa em comunicação organizacional em seus aspectos epistêmicos, teóricos e metodológicos. São eixos temáticos do GCCOP: comunicação organizacional, discurso organizacional, cultura, relações de poder, identidade e imagem-conceito.

(Página no CNPq)

Rudimar Baldissera

 Gpesc - Alexandre

Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC)

Diretório de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação - GPESC - investiga processos de significação engendrados tanto pela revisão crítica da produção científica contemporânea - dos estruturalismos à complexidade - quanto pelas semioses infocomunicacionais, configuradas por códigos, linguagens, e discursos. Reúne pesquisas acerca das audiovisualidades, da memória e do design estratégico, considerando sobretudo suas materialidades, em perspectiva estético-política. Com foco nas culturas da comunicação, tem por objetivos, ainda, a fundamentação, a experimentação e o debate metodológicos.

(Página no CNPq)

Alexandre Rocha da Silva

Nísia Martins do Rosário 

Ione Maria Ghislene Bentz (vice-coordenadora, UNISINOS)

 

Televisão e Audiência (GPTV)

A televisão talvez seja uma das mídias mais impactadas com o novo contexto da convergência digital, principalmente porque sempre trabalhou com audiências cativas, mas nos últimos anos tem enfrentado uma população de espectadores heterogêneos e nômades. O desafio é mapear este público, conhecer para quem se fala (e para quem se produz) e, principalmente, o que realmente interessa a este público, sendo ele exibido e/ou produzido em diferentes plataformas tevê aberta, fechada, na internet e nos dispositivos moveis . Esta é a proposta deste grupo de pesquisa aprofundar a discussão sobre as rotinas de produção, as estratégias narrativas ficcionais ou jornalísticas e as mudanças de comportamento das audiências neste novo contexto. Com possibilidades de pesquisas aplicadas; proposição de novas metodologias de analise e o desenvolvimento de projetos que englobem o ensino e a pesquisa. Com o objetivo de participar de publicações e eventos científicos da área.

(Página no CNPq)

Flávio Antônio Camargo Porcello

Cristiane Finger Costa (PUCRS)

 PROAV

Processos Audiovisuais

O objetivo deste Diretório de Pesquisa é estudar as conformações contemporâneas da produção audiovisual brasileira, em seus aspectos históricos, políticos, tecnológicos, estéticos, narrativos e de mercado em um cenário de aproximações entre práticas produtivas nos diferentes meios audiovisuais. Essa investigação permite pensar as fronteiras entre os meios audiovisuais tradicionais, televisão e cinema, bem como a expansão para a Internet das produções audiovisuais. Verifica-se, assim, os modos de circulação, interação e consumo dos respectivos produtos. O grupo está vinculado às atividades desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Mediações e Representações Culturais e Políticas.

(Página no CNPq)

Miriam Rossini

 Imaginalis - Ana Tais

Grupo de Estudo sobre Comunicação e Imaginário  (Imaginalis)

Imaginalis - Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário - é um espaço de investigação de temas focalizados em sua dimensão arquetípica, mítica, simbólica.
Tendo na tradição de Gaston Bachelard e Gilbert Durand a inspiração fundante, Imaginalis se inaugura com trabalhos na área da Comunicação, debruçados sobre a Fotografia e o Cinema, e se abre para pesquisas multidisciplinares, estabelecendo relações com as várias áreas do conhecimento, a elas unido pelo “tecido conjuntivo” que é o imaginário.
A transdisciplinaridade se faz presente, pois é levando em conta também o conhecimento construído além das disciplinas que se torna possível uma aproximação do imaginário, já que este é o “capital pensado e impensado do Homo sapiens” (Durand).
Assim, ao rigor metodológico se une a polissemia do pensamento por imagens, buscando-se o equilíbrio da coincidentia oppositorum que negocia com as diferenças sem apaziguar contradições.

(Página no CNPq)

Ana Taís Martins Portanova Barros

Jean-Jacques Wuenburger (Université de Lyon III)

 Limc - Alex

Interação Mediada por Computador (LIMC)

O Grupo de Pesquisa em Interação Mediada por Computador dedica-se à inverstigação científica e ao debate sobre os processos comunicacionais em redes digitais. Com foco no estudo dos processos interativos, busca-se também testar e desenvolver novos produtos e tecnologias informáticas. Através do confronto da teoria com os experimentos, pretende-se promover reflexões sobre o desenvolvimento da socialidade no ciberespaço.

(Página no CNPq)

Alex Primo

 

Jornalismo Ambiental

grupo tem por objetivo realizar estudos que venham a contribuir com a constituição de um referencial teórico para o Jornalismo Ambiental. O caminho que pretende seguir aglutina os estudos das Teorias do Jornalismo, especialmente no campo da ética e da função social do jornalismo na construção da cidadania, com os paradigmas Complexo e da Ecologia Profunda e a Corrente Teórica Ecossocial sobre Sustentabilidade. Em síntese, os estudos pretendem incorporar um novo olhar ao jornalismo, que contemple a sustentabilidade da vida no Planeta, a solidariedade, a justiça social e a construção da paz.

(Página no CNPq)

Ilza Maria Tourinho Girardi

Reges Toni Schwaab 

 LAD - Suely

Laboratório de Artefatos Digitais (LAD)

O Laboratório de Artefatos Digitais (LAD) atua na intersecção entre as áreas da Comunicação e do Design e reúne pesquisadores interessados na materialidade, nas práticas de significação e na relação sociocultural dos artefatos digitais. As pesquisas do LAD articulam-se em três eixos: o das representações, o das especificidades materiais e o das interações, modos de uso e apropriações desses artefatos. Criado em 2005, o LAD reúne pesquisadores e estudantes de várias Universidades, oriundos de diversas áreas de conhecimento. É um Grupo de Pesquisa vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

(Página no CNPq)

Suely Fragoso

 NUCOP - Milena

Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Pública (NUCOP)

Este grupo desenvolve pesquisas norteadas pelos conceitos relacionados à comunicação pública, especificamente: sistemas e estratégias de comunicação do estado; relações de poder entre estado, mídia e sociedade; produtos de comunicação do Estado; sistemas de radiodifusão pública; ações de interesse público e a convergência entre instituições públicas e privadas; acontecimento público; opinião pública e debate público; imagem pública; processos de visibilidade dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Desde 2015, o NUCOP administra o Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP (www.ufrgs.br/obcomp) com o objetivo de registrar e abordar temas e ações de interesse público e de interesse da comunicação. Formatado em editorias é constituído pela Biblioteca sobre a produção de comunicação pública, notícias, textos, opiniões, informes sobre eventos e um fórum de debates.

O NUCOP reúne egressos e orientandos em torno de estudos sobre comunicação pública, media e política.

(Página no CNPq)

Maria Helena Weber

 NUPEJOR - Marcia

Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (NUPEJOR)

O Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (NUPEJOR) reúne pesquisadores que atuam no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), na Graduação em Jornalismo da UFRGS e em outras instituições, como a USP e a UFSM. É um núcleo integrador de investigações sobre o campo jornalístico, com três linhas de pesquisa: Jornalismo e Discurso, Jornalismo e Estudos de Televisão, Sociologia do Jornalismo. O grupo é espaço de reflexão e interlocução, congregando as pesquisas em desenvolvimento por doutores e seus orientandos (doutorandos, mestrandos e acadêmicos da graduação). Existe desde 2004 e está registrado no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq.

(Página no CNPq)

Marcia Benetti

 

Representações, Memória Social e Cidadania

grupo possui 3 eixos articulados com as Representações Sociais, Cidadania e a Memória Social. 1) Mídia e Representações. Aborda questões relativas as representações e da constituição do imaginário na sociedade. Analisa narrativas,discursos e suas linguagens e os conteúdos significativos em diversos suportes, mostrando como ocorre as mediações das representações que circulam nos diferentes meios. 2) Práticas Informacionais, Mídia e Ambiente. Aborda questões relativas as práticas culturais e o papel da informação e da comunicação no debate para construção de novas formas de gestão das cidades e mudanças no comportamento dos cidadãos com o ambiente. Memória, tradição e sustentabilidade. As práticas informacionais, os processos comunicativos e os contextos culturais são elementos fundamentais para compreender como ocorre a produção, a comunicação e o uso de informação ambiental e os processos de construção da memória social e da cidadania. 3) Informação, Memória Social e Cultura (popular).

(Página no CNPq)

Valdir Morigi

 JORDI - Luti

Jornalismo Digital (JORDI)

Estuda processos e produtos do jornalismo em redes digitais. 

(Página no CNPq)

Luciana Mielniczuk

 Lead

Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD)

Reúne pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) vinculados às linhas de pesquisa Jornalismo e Processos Editoriais e Mediações e Representações Culturais e Políticas, além de professores e pesquisadores de outras instituições, como a PUCRS e UNISC. Sua atuação se dá em dois eixos principais: (1) Estudos em jornalismo e publicações culturais e (2) Produção editorial multiplataforma. A origem do grupo está associada ao Laboratório Eletrônico de Arte & Design criado em 1991 na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, espaço dedicado aos eixos de pesquisa, ensino e extensão.

Ana Gruszynski
Cida Golin