Linhas de Pesquisa

O PPGCOM/UFRGS conta com quatro linhas de pesquisa. Conheça cada uma delas e os professores vinculados:

Linha 1 – INFORMAÇÃO, REDES SOCIAIS E TECNOLOGIAS 

Ementa: Estudos de cunho teórico, metodológico e aplicado à compreensão de fenômenos sociais mediados pelas tecnologias, a partir dos seguintes enfoques: produção e uso da informação científica e tecnológica; comunicação científica; cibercultura; interações em redes sociais; produtos e artefatos digitais.

  • Alex Fernando Teixeira Primo
  • Ana Maria Mielniczuk de Moura
  • Moises Rockembach
  • Raquel da Cunha Recuero
  • Samile Andrea de Souza Vanz
  • Sônia Caregnato
  • Suely Dadalti Fragoso

Linha 2 - JORNALISMO E PROCESSOS EDITORIAIS

Ementa: Pesquisas sobre jornalismo e processos editoriais nas seguintes abordagens: fundamentação teórica e epistemológica; linguagem e produção de sentidos; identidade, ética e campo profissional; jornalismo especializado; história da edição e do jornalismo; economia política das organizações jornalísticas e editoriais; rotinas de produção, edição e circulação em diferentes meios; imagem, tecnologia e design.

  • Cassilda Golin Costa
  • Flávio Antônio Camargo Porcello
  • Ilza Maria Tourinho Girardi
  • Luiz Artur Ferraretto
  • Marcia Benetti
  • Virginia Pradelina da Silveira Fonseca

Linha 3 - CULTURA E SIGNIFICAÇÃO

Ementa: Abordagens teóricas e metodológicas nas perspectivas dos imaginários, dos estudos culturais e das semióticas. Linguagens e produção de sentidos. Sistemas culturais e imagens técnicas. Teorias da recepção, da leitura e do consumo. A produção e a circulação dos bens materiais de comunicação. Suportes, plataformas, formatos de produtos midiáticos e suas estéticas.

  • Alexandre Rocha da Silva
  • Ana Tais Martins Portanova Barros
  • Elisa Reinhardt Piedras
  • Nilda Aparecida Jacks
  • Nísia Martins do Rosário

Linha 4 - MEDIAÇÕES E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS

Ementa: Processos de mediação e de representação nos campos da comunicação, da informação e de suas interfaces com a cultura e a política, a partir das seguintes perspectivas: representações sociais; práticas socioculturais; identidades e diversidades culturais; construção de narrativas sociais e memória; cidadania e redes de sociabilidade; comunicação política e políticas de comunicação; comunicação pública, institucional e organizacional.  Análise dos elementos do processo comunicacional e informacional em diferentes meios, suportes, grupos e contextos sociais e políticos.

  • Ana Cláudia Gruszynski
  • Karla Maria Muller
  • Maria Helena Weber
  • Miriam de Souza Rossini
  • Rudimar Baldissera
  • Valdir José Morigi