Seleção

O processo de seleção de novos alunos para o PPGCOM/UFRGS ocorre sempre no segundo semestre de cada ano. O número de vagas é definido de acordo com a disponibilidade dos professores orientadores, respeitando as normas do programa e o interesse das linhas de pesquisa. Conheça as etapas do processo seletivo:


Mestrado

O processo seletivo para o Mestrado ocorre em duas etapas. A primeira delas consiste em uma prova dissertativa de conhecimentos em Comunicação baseada nas bibliografias geral e da linha (indicadas no edital). As provas são eliminatórias.

A segunda etapa abrange a avaliação do currículo e do anteprojeto de dissertação, além de uma entrevista com o candidato. Participam dessa etapa de avaliação professores do programa, de acordo com a afinidade com o tema de pesquisa proposto.


Doutorado

Para ingresso no Doutorado, o processo seletivo também se divide em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório, são analisados o projeto de tese e o memorial descritivo do candidato. Essa análise é feita por professores do programa, de acordo com o interesse pelo tema de pesquisa proposto.

Os candidatos classificados passam para a segunda etapa, que consiste na análise de currículo e na realização de uma entrevista.