Proficiência e Equivalência

Tire suas dúvidas sobre o exame de proficiência.

1- O que é o exame proficiência?
O exame de proficiência visa avaliar a capacidade de compreensão de leitura em língua estrangeira dos candidatos aos cursos de mestrado e/ou doutorado e fornecer-lhes certificado de proficiência em leitura em língua estrangeira dos alunos que se submetem à prova. O certificado é válido por oito anos.

2- Quem deve fazer o exame de proficiência?
Pessoas interessadas em ingressar no curso de mestrado e/ou doutorado do PPGCOM. 

3- Onde realizar o exame de proficiência?
O exame de proficiência é oferecido pela CAPLLE (Comissão de Avaliação de Proficiência de Leitura em Línguas Estrangeiras, vinculada ao Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS). O exame é aplicado uma ou duas vezes por ano, nem sempre correspondendo ao calendário do processo seletivo do PPGCOM. Portanto, se você pretende fazer o exame pela CAPLLE, fique atento ao calendário no site.
Atestados de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira de outras universidades brasileiras aplicados regularmente aos alunos dos cursos de pós graduação (como parte das exigências curriculares), diploma de graduação em Letras (Licenciatura ou Bacharelado, com habilitação na língua em questão) e atestados de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira de universidades estrangeiras cujo nível de proficiência corresponda expressamente ao nível B2 ou acima do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER), também são aceitos pelo PPGCOM. Além desses, os seguintes certificados:
- FCE First Certificate in English (University of Cambridge - UK);
- CAE - Certificate of Advanced English (University of Cambridge - UK);
- CPE - Certificate of Proficiency in English (University of Cambridge - UK);
TOEFL - Test of English as a foreign language:
iBT - mínimo de 22 pontos no item Reading para modalidade internet-based;
CBT - mínimo de 19 pontos no item Reading na modalidade Computer-based;
Paper-based - mínimo de 52 pontos no item Reading na modalidade Paper-based;
ITP - mínimo de 56 pontos no item Reading (3ª nota da modalidade Institucional Testing Program aplicada na UFRGS) [NOTA: são aceitas apenas cópias do “Test Taker Score Report” ou do “Examinee Score Report” ou do “Score Report” devidamente autenticadas.]
- TOEIC (Test of English for International Communication): pontuação mínima no item "reading": 350 pontos na modalidade;
- IELTS - British Council (mínimo: 6-overall band).

4 – O que é o processo de equivalência?
É o processo que analisa se os certificados e atestados fornecidos por outras instituições se igualam ao exame aplicado pela CAPLLE na avaliação da competência dos candidatos na compreensão de leitura em língua estrangeira.

5 – Quando solicitar a equivalência?
Quando o candidato aprovado no Processo Seletivo para mestrado e/ou doutorado possuir um certificado de proficiência que não o realizado pela CAPLLE. Para inscrição no Processo Seletivo não é necessário solicitar equivalência, apenas apresentar o Certificado de Proficiência.

6 – Como solicitar a equivalência?
Serão aceitos, para análise pela CAPLLE, os processos de Equivalência ao Exame de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira, devidamente instruídos e encaminhados por meio dos PPGs ou Protocolo Geral da UFRGS. Se, após análise, os processos forem deferidos, os requerentes ficarão liberados da prova de proficiência.

Para mais informações, acesse o site da CAPLLE.