Você está aqui: Página Inicial

PPG em Ciências Veterinárias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou na terça-feira, 10/10/2017, o resultado do Prêmio Capes de Tese – Edição 2017. O resultado do Grande Prêmio Capes de Tese – Edição 2017 - será divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios.
MATHEUS NUNES WEBER é o autor da tese “Análises da epidemiologia molecular e evolução de Pestivírus” escolhida para receber o Prêmio Capes de Tese 2017. A tese teve orientação do professor CLÁUDIO WAGECK CANAL.
Divulgados os Editais para a seleção de MESTRADO e DOUTORADO. Consulte as informações, detalhadamente, referente aos EDITAIS aqui:

Histórico e contextualização do programa

O Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCV/FAVET/UFRGS) foi fundado em 1969 como Curso de Mestrado em parasitologia e doenças parasitárias.  Em 1975, foi ampliado para Mestrado em Medicina Veterinária abrangendo as diversas áreas da Medicina Veterinária. Em 1991, passou a ser chamado de Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, o que permitiu a inclusão de outras especialidades e o ingresso de estudantes e professores, não necessariamente, médicos veterinários, mas com inserção e complementação na Medicina Veterinária. Em 1997, foi implementado o Curso de Doutorado para suprir a demanda crescente de formação de pesquisadores na área das Ciências Veterinárias, possibilitando que os pesquisadores concluíssem seus estudos no Brasil sem a necessidade de fazer doutorado no exterior.

O PPGCV tem caráter multidisciplinar e visa capacitar os profissionais de nível superior através da Pós-Graduação  para o exercício  de ensino, pesquisa,  desenvolvimento tecnológico, com lideranças na  defesa sanitária nacional e regional  e iniciativa privada.  O PPGCV contabiliza  837 defesas de mestrado e 248 defesas de doutorado. Possui egressos  atuando  nas mais diversas  universidades do Brasil e exterior, promovendo  intercâmbio de informações e apoio a novos programas de pós-graduação.

Tendo em vista o caráter dinâmico das áreas de pesquisa e ensino de pós-graduação, o PPGCV modificou, em 2012, suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, com o intuito de organizar, de forma consistente, as áreas de conhecimento disponíveis. Em 2016, as modificações aprovadas foram regulamentadas pelas Resoluções 01/2016 e 02/2016, aprovadas pelo Conselho do PPGCV. Atualmente, há duas áreas de concentração, ambas com duas linhas de pesquisa: 

1. Medicina Veterinária Preventiva e Patologia
1.1. Sanidade Animal 
1.2. Patobiologia Aplicada à Veterinária 
2. Morfologia, Cirurgia e Reprodução Animal:
2.1. Anatomia Animal, Cirurgia, Farmacologia e Toxicologia 
2.2. Biotécnicas e Fisiopatologia da Reprodução Animal

 

Av. Bento Gonçalves, 9090 - Bairro Agronomia - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

CEP: 91540-000 - Email: ppgvet@ufrgs.br Fone: +55 51 3308-6122