Coordenador Executivo: Prof. Marcelo Savino Portugal.
O programa de doutorado em Economia é dirigido a estudantes de alto nível acadêmico e que apresentem amplas evidências de capacidade de pesquisa. O título de mestrado em Economia é uma forte credencial para a aceitação, mas não indispensável. O exame de qualificação em teoria econômica será considerado um elemento fundamental na avaliação para o ingresso no programa de doutorado para aqueles alunos que não possuam ainda o título de mestre.
Os documentos para inscrição no programa de doutorado são os seguintes:
Inscrições: 1º a 31 de outubro de 2011.
Divulgacão dos Resultados: até 1º de dezembro de 2011.
Exige-se um mínimo de 51 créditos, com possibilidade de aproveitamento de até 30 créditos do mestrado. Deste total 27 créditos são em disciplinas obrigatórias (incluindo Estágio Docência e Seminários de Pesquisa) e 24 créditos em disciplinas eletivas, o que corresponde a 6 disciplinas obrigatórias e 9 eletivas. As disciplinas são ministradas em regime trimestral, a fim de permitir a conclusão do curso de doutorado pelos alunos em um prazo desejável de 48 meses (compatível com o financiamento da CAPES/CNPq). Em casos especiais, devidamente justificados pelo aluno e com aprovação do seu orientador, quando não for possível finalizar o curso dentro do prazo de 48 meses, a Comissão Coordenadora da Pós-Graduação poderá conceder até duas extensões de seis meses para a finalização do curso. Neste sentido, o prazo máximo improrrogável para a realização do curso de doutorado será de 60 meses.
Os alunos deverão completar todos os créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas, incluindo a área de concentração, e realizar os exames de qualificação em um prazo máximo de 30 meses (recomenda-se 24 meses). Durante o período de realização dos créditos é exigida a freqüência ao curso em regime de dedicação integral. Recomenda-se que o aluno de doutorado tenha uma carga de três disciplinas por trimestre durante os primeiros cinco trimestres do curso. O quadro anexo apresenta uma sugestão da seqüência de disciplinas a serem cursadas nos respectivos trimestres, a fim de permitir a conclusão dos créditos no período recomendado.
O curso de doutorado compreende a realização de dois exames de qualificação, composto de duas etapas:
Para estar apto a ser candidato ao título de doutor, isto é, passar para a fase de elaboração de tese o aluno deverá preencher quatro requisitos:
Durante o período de elaboração de tese os alunos devem ser fortemente encorajados a submeter um paper para publicação em revista com corpo editorial, especializada em economia (segundo lista a ser criada), em co-autoria com seu orientador de tese. Com isso, espera-se controlar o andamento da realização da tese de doutorado, evitando atrasos que possam comprometer a realização da titulação no prazo máximo estipulado, além de aumentar a produção acadêmica do Curso.
A avaliação final da tese de doutorado será realizada através de defesa pública perante uma banca, mantendo o sistema atualmente vigente para a Universidade.
Matemática I (4 créditos)
Matemática II (3 créditos)
Econometria I (3 créditos)
Seminário de Pesquisa I (1 crédito)
Seminário de Pesquisa II (1 crédito)
Seminário de Pesquisa III (1 crédito)
Projeto de Tese (0 créditos)
Estágio Docência (duas disciplinas de 1 crédito cada)
Teoria Macroeconômica I (3 créditos)
Teoria Macroeconômica II (3 créditos)
Teoria Macroeconômica III (3 créditos)
Teoria Microeconômica I (3 créditos)
Teoria Microeconômica II (3 créditos)
Teoria Microeconômica III (3 créditos)
Além das disciplinas obrigatórias, o curso oferece disciplinas eletivas organizadas em áreas de concentração. Cada aluno do doutorado deverá escolher uma área de concentração e cursar as duas disciplinas respectivas. Além das disciplinas eletivas listadas abaixo, existem ainda as disciplinas Tópicos de Economia Aplicada (3 créditos), Tópicos de Teoria Econômica (3 créditos) e Tópicos Especiais em Economia (1 crédito), com ementa variável dependendo das necessidades específicas de cada aluno e disponibilidade dos professores. As áreas de concentração atualmente disponíveis são as seguintes:
| Linha de Pesquisa | Disciplinas | Pesquisadores |
|---|---|---|
| Econometria Aplicada | Econometria II Econometria III Microeconometria Tópicos em Economia Aplicada (Processos Estocásticos) |
Hudson Torrent, Flávio Ziegelmann e Marcelo Savino Portugal |
| Economia Matemática, Econofísica e Finanças | Tópicos Especiais em Matemática Tópicos em Economia Aplicada (Econofísica) Teoria de Apreçamento de Ativos |
Fabrício Tourrucôo, José Roberto Iglesias e Nelson Seixas dos Santos |
| Economia de Empresas | Organização Industrial Economia da Tecnologia Gestão Estratégica de Custos |
Giacomo Balbinotto Neto, Hélio Henkin, Paulo Schmidt, Sabino da Silva Porto Júnior e Stefano Florissi |
| Desenvolvimento Humano e Regional |
Economia Regional Crescimento Econômico Economia da Pobreza |
Flávio Comim e Sabino da Silva Porto Júnior |
| Economia Política e Setor Público | Finanças Públicas I Finanças Públicas II |
Eugênio Lagemann, Ronald Otto Hillbrecht e Stefano Florissi |
| Economia do Trabalho | Economia do Trabalho |
Giácomo Balbinotto Neto |
| Parte Teórica - Doutorado | ||
|---|---|---|
| Período | Disc. Obrigatórias | Disc. Eletivas |
| 1° Trimestre (12 semanas) |
Economia Matemática I Microeconomia I Seminários de Pesquisa I |
Uma dentre: Estatística Finanças Públicas I Economia Brasileira Teoria da Política Econômica |
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 2° Trimestre (12 semanas) |
Eco. Matemática II Macroeconomia I Econometria I Sem. de Pesquisa II |
Tópicos em Teoria Econômica (Finanças I) |
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 3° Trimestre (12 semanas) |
Microeconomia II Macroeconomia II Sem. de Pesquisa III |
Uma dentre: Econometria II Tópicos Esp. em Matemática Economia Regional Tópicos em Economia Aplicada (Econofísica) |
| Intervalo (12 semanas) | ||
| 4° Trimestre (12 semanas) |
Exame em Teoria Econômica Macroeconomia III Microeconomia III |
Estatística Econometria III Finanças Públicas I Microeconometria |
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 5° Trimestre (12 semanas) |
- | Três dentre: Tópicos em Economia Aplicada (Crescimento Econômico) Tópicos em Economia Aplicada (Economia da Pobreza) Desenvolvimento Econômico Organização Industrial Finanças Públicas II |
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 6° Trimestre (12 semanas) |
Exame em Teoria Econômica (segunda tentativa) Exame de qualificação na Área de Concentração |
Uma dentre: Gestão Estratégica de Custos Tópicos Especiais em Economia Matemática Economia do Trabalho |
| Intervalo (12 semanas) | ||
| Parte de Pesquisa - Doutorado | ||
| 7° Trimestre (12 semanas) |
Elaboração e Defesa do Projeto de Tese I | |
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 8° Trimestre (12 semanas) |
Elaboração da Tese de Doutorado | |
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 9° Trimestre (12 semanas) |
Elaboração da Tese de Doutorado | |
| Intervalo (12 semanas) | ||
| 10° Trimestre (12 semanas) |
Elaboração da Tese de Doutorado Submissão de artigo em co-autoria com o orientador |
|
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 11° Trimestre (12 semanas) |
Elaboração da Tese de Doutorado | |
| Intervalo (2 semanas) | ||
| 12° Trimestre (12 semanas) |
Defesa da Tese de Doutorado | |