LTM COMPLETA 40 ANOS EM 2019

O Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental (LTM / UFRGS), fundado em 1979 como unidade de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Engenharia-DEMIN e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M), completou 40 anos no dia 04 de abril de 2019.

Desde a sua fundação, o LTM vem atuando com sucesso no desenvolvimento científico no Brasil, priorizando a qualidade de seus produtos tecnológicos e científicos, patentes e na formação de RH em diversos níveis.
Atualmente, o LTM está integrado pelos Professores- Pesquisadores Ivo Homrich Schneider, André Azevedo e Jorge Rubio.
O LTM e o Prof. Jorge Rubio obtiveram importantes prêmios e conquistas, cabendo destacar o Prêmio Pesquisador Destaque Fapergs (1999), o FINEP de Inovação Tecnológica 2004, Prêmio Petrobras de Tecnologia (2006), a nomeação como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em 2014, e o Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação, em 2017.
O LTM ocupa um prédio no Centro de Tecnologia da UFRGS, no Campus do Vale, com aproximadamente 500 m 2 contendo diversos laboratórios, área industrial para plantas piloto, gabinetes e auditório e atua nas áreas de Ciências de Engenharia Mineral e Ambiental (www.ufrgs.br/ltm).
Dentre os produtos do LTM, destaque para as quase 300 publicações e a formação com efeito multiplicador dos Mestres e Doutores, hoje professores/pesquisadores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e outras Instituições de Ensino e Pesquisa, nacionais e internacionais.
Dos recursos humanos formados em nível de pós-graduação, 31 seguem carreira na área acadêmica de ensino e pesquisa em instituições federais, particulares e internacionais e 12 deles são professores da UFRGS.

LTM JR 

 

 

 


 

Busca

Topo