Integração com a Graduação

Benefícios Recíprocos da Integração com os Cursos de Graduação. Resultados Obtidos

A integração com a graduação ocorre de forma direta e intensa. Todos os professores, obrigatoriamente, ministram aulas na pós-graduação e na graduação nos cursos der Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais. Os coordenadores dos laboratórios de Ensino e Pesquisa do PPGE3M disponibilizam bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação. Atualmente, cerca de 150 alunos de graduação possuem bolsa IC no PPGE3M, grande parte financiada por aporte de recursos advindos de projetos de pesquisa envolvendo o setor produtivo e de serviços. O universo de alunos bolsistas de IC não se restringe apenas aos alunos de graduação das Engenharias envolvidas diretamente com o programa (Minas, Metalúrgica e Materiais), mas também de outras Engenharias (Química, Elétrica, Mecânica, Civil, Produção, Ambiental), além de Física, Química e Geologia. Os bolsistas de IC do PPGE3M têm recebido costumeiramente grande destaque na Feira e Salão de Iniciação Científica da UFRGS.

Além do apoio com bolsas e inserção dos alunos de graduação nas atividades de pesquisa do programa, os diversos laboratórios do PPGE3M dão suporte às aulas práticas para a graduação dos cursos de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Muitos dos recursos obtidos nos diversos projetos

de pesquisa do PPGE3M são alocados nas aulas de graduação. Uma das consequências dessa estratégia, além da ampliação/modernização da infra-estrutura, é o despertar dos alunos para a pesquisa já durante a graduação, envolvendo-os em temas demandados pelas indústrias e prestadores de serviços, num ambiente de aprendizado não reprodutível em sala de aula, mas concernente à área de atuação de sua futura atividade profissional.

Ainda, ilustrando a integração graduação/pós-graduação, cita-se o convênio com o Grupo Gerdau, que incentiva a formação de recursos humanos. Neste convênio, os 4 primeiros colocados no vestibular para Engenharia Metalúrgica, os melhores alunos durante o curso e formandos com melhor desempenho recebem bolsas de estudo do Grupo Gerdau (bolsas equivalentes à iniciação científica e mestrado).

Estágio Docência (do pós graduando junto aos alunos de graduação).

O PPGE3M possui uma política para a prática de estágio de seus alunos como docentes de graduação (Estágio Docência). Existem duas disciplinas de Estágio Docência no PPGE3M: Estágio Docência I (para mestrado e doutorado) e Estágio Docência II (para doutorado). As aulas da graduação devem ser prioritariamente realizadas em cursos da UFRGS. O orientador escolhe qual a disciplina que melhor se adapta ao perfil do bolsista. A disciplina escolhida não necessariamente é uma disciplina de responsabilidade do professor orientador; o bolsista poderá atuar em qualquer disciplina de graduação. O número de aulas e o tipo de envolvimento do bolsista com a disciplina de graduação ficam a critério do professor orientador. Sugere-se a participação do bolsista na preparação de material didático e como professor em 3 a 4 aulas (6 a 8 horas de aula).

Busca

Topo