Objetivos

O PPGE3M está alicerçado em três departamentos da Escola de Engenharia da UFRGS: Departamento de Engenharia de Minas, Departamento de Metalurgia e Departamento de Materiais. A integração dos departamentos em um único programa de pós-graduação incentiva o compartilhamento de laboratórios da pós-graduação com a graduação, a realização de trabalhos conjuntos, além de limitar a carga burocrática (apenas um coordenador de curso e duas secretárias), permitindo assim a otimização de recursos.

As linhas de pesquisa dos diversos laboratórios do PPGE3M são implementadas com objetivos de desenvolver e de alcançar soluções para problemas básicos brasileiros nas respectivas áreas de atuação. Os temas escolhidos para dissertações e teses, em geral, visam à resolução de problemas tecnológicos com nível científico. Está perfeitamente implantada no PPGE3M uma filosofia de integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão contando também com a participação intensa de alunos da graduação. O foco tem sido dar apoio direto à comunidade no atendimento das suas necessidades de natureza tecnológica e/ou científica.

Uma característica muito forte do PPGE3M, desde o início de suas atividades, é a integração com o setor produtivo industrial e de serviços. Além de formar diferentes profissionais para o mercado, são inúmeros os projetos conjuntos entre empresas públicas e privadas e o PPGE3M, grande parte no âmbito de editais por agências de fomento nacionais e internacionais de intercâmbio. Dos fundos setoriais nacionais, o PPGE3M atua intensamente no de Energia Elétrica e do Petróleo. Os Laboratórios do PPGE3M vêm sendo constantemente ampliados e re-aparelhados, passando a contar com novos equipamentos e espaço físico, com verbas advindas de agências financiadoras regionais e nacionais e, também, diretamente do setor produtivo.

Busca

Topo