Defesa e Diplomação

Para obtenção do grau de Doutor o aluno deverá: 

– completar 27 (vinte e sete) créditos em disciplinas dos quais 18 (dezoito) poderão ser de disciplinas cursadas no Mestrado; 

Estágio docência I (mestrado) e II (doutorado), obrigatório para alunos bolsistas. 

– ser aprovado em Exame de Proficiência em 2 (duas) línguas estrangeiras (validade de 8 anos); a Língua Inglesa será obrigatória e a outra poderá ser escolhida entre aquelas de reconhecida importância científico-tecnológica para o tema de Tese de Doutorado, a critério da Comissão de Pós-Graduação; 

– ser aprovado no Exame de Qualificação (Carta solicitação), de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação; 

– ter aprovada por uma banca examinadora sua Tese de Doutoramento; Modelo para normalização de trabalhos acadêmicos em: Manual de normalização de trabalhos.

– ter publicado (ou recebido formalmente o aceite para publicação) de pelo menos 1 (um) artigo em periódico de qualidade reconhecida internacionalmente pela comunidade acadêmica da sua área de concentração.

Obs: a Tese de Doutorado poderá constituir-se de 3 (três) artigos científicos publicados, ou formalmente aceitos na sua forma final para publicação, em periódico internacional e classificado como tal pela CAPES e apresentada em documento formal contendo, além dos artigos, capítulos de Resumo, Abstract, Introdução, Integração de artigos, Conclusões e Referências Bibliográficas; nos moldes estabelecidos pela Comissão de Pós-graduação.

 

Para defesa da Tese de Doutor o aluno deverá: 

Uma vez finalizada a Tese de Doutorado pelo aluno, o Orientador encaminhar à Comissão de Pós-Graduação:

- versão final, escrita e digital (arquivo em PDF);

- cópia do artigo publicado (arquivo em PDF);

- carta de Solicitação de Defesa (documentação defesa de doutorado) devidamente preenchida (o preenchimento da segunda página só é necessário se algum dos componentes da Banca Examinadora não tenha participado de nenhuma Defesa de Mestrado Acadêmico ou Doutorado ou Exame de Qualificação no PPGE3M), propondo data e constituição da Comissão Examinadora. Essa, aprovada pela Comissão de Pós-Graduação, será constituída por, no mínimo, 3 (três) doutores. Pelo menos 2 (dois) examinadores devem ser externos ao Programa e um deles externo à UFRGS. Além dos membros referidos, o orientador deverá presidir a Banca Examinadora, sem direito a julgamento da Tese. 

 

 

Para confecção do diploma de Doutor o aluno deverá: 

1º - O orientador precisa informar à secretária do PPGE3M que as correções da Tese já estão prontas;

2º - Enviar para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. a Tese em PDF;

3º - Levar na PROPG/REITORIA para autorização um formulário de  requisição de cópias (fornecido pelo PPGE3M)

4º - Levar na GRÁFICA DA UFRGS
• Requisição de Cópias, já autorizada
• Formulário “TERMO DE RESPONSABILIDADE” preencher na gráfica
• CD com a Tese em PDF

5º – Levar na BIBLIOTECA DA ENGENHARIA (Ver nova resolução sobre publicação de dissertações)
• 2 Formulários Preenchidos “TERMO DE AUTORIZAÇÃO
• CD com a Dissertação em PDF
Maiores informações e formulários em: Biblioteca Engenharia

6º – Trazer à SECRETARIA DO PPGE3M
• Formulário “TERMO DE AUTORIZAÇÃO” assinado pela biblioteca.

7º – Solicitação de expedição de diploma PELO ALUNO.
Depois de cumprido as etapas acima, e após a homologação da Ata de Defesa (informada pelo PPGE3M) o aluno estará apto a solicitar a expedição de diploma pelo seguinte passo:

•Acessar a página do portal do aluno (Pós-Graduação>Aluno>Solicitação de diploma).

•O aluno, nesta página, deve anexar um documento de identificação (neste deve conter a naturalidade) e o diploma anterior (para mestrado anexar diploma da graduação e para doutorado anexar diploma de mestrado).

 

Busca

Topo