PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

O PROGRAMA

O PPGEE objetiva a formação de recursos humanos de qualidade para liderar processos de criação, transformação e disseminação de conhecimento, através da realização de pesquisas e aprofundamento e estudos técnicos e científicos, visando contribuir para o avanço científico e tecnológico do País. No desenvolvimento de suas atividades, o PPGEE promove a integração entre diversas linhas de pesquisa, bem como busca integração das mesmas com as pesquisas desenvolvidas na Escola de Engenharia da UFRGS com outros centros de pesquisa e universidades e com a indústria. As áreas de concentração e linhas de pesquisa possuem forte inserção no contexto regional, uma vez que o Estado do Rio Grande do Sul é um pólo de empresas de automação industrial e do setor eletro-eletrônico.

Através do esforço continuado de seus pesquisadores, o PPGEE vem sendo elemento agregador das potencialidades locais, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento científico e a modernização do sistema produtivo regional e nacional.

Os recursos do PPGEE podem ser provenientes de instituições privadas, por meio de projetos de pesquisa ou de prestação de serviços como especializações por exemplo. Porém, a grande maioria dos recursos é de origem pública de instituições de fomento a pesquisa como CAPES e CNPq. Atualmente, o PPGEE faz parte do programa PROEX da CAPES, o qual concede recursos de material permanente e custeio, conforme políticas estabelecidas pelo governo federal e devidamente publicadas no DOU. Em 2017, o PPGEE conta com um total de 33 bolsas de mestrado (24 CAPES 09 CNPq) e 20 bolsas de doutorado (16 CAPES e 04 CNPq).