PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Defesa Pública da Tese de Doutorado do Mestre em Engenharia Elétrica ALEXANDRE SIMIONOVSKI.

Data: 23 de março de 2017 - sexta-feira
Horário: 08h30min
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 103 - 1º andar)

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Frank Sill Torres - Departamento de Engenharia Eletrônica - UFMG (RELATOR)
Prof. Dr. Fabian Luis Vargas - Departamento de Engenharia Elétrica - PUC-RS
Prof. Dr. Altamiro Amadeu Susin - PPGEE - UFRGS
Profa. Dra. Fernanda Gusmão de Lima Kastensmidt - PPGC - UFRGS
Prof. Dr. Tiago Roberto Balen - PGMicro - UFRGS
Prof. Dr. Gilson Inácio Wirth - PPGEE-UFRGS (Orientador)

Título da tese: "SENSOR DE CORRENTE TRANSIENTE PARA UM SISTEMA DE PROTEÇÃO DE CIRCUITOS INTEGRADOS CONTRA ERROS INDUZIDOS POR RADIAÇÃO IONIZANTE"

Resumo:
"Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sensor de corrente transiente destinado a detectar a ocorrência de um evento transiente causado pela incidência de radiação ionizante em um circuito integrado. Os fundamentos da técnica Bulk-BICS são apresentados e as propostas existentes na literatura são expostas e avaliadas. É apresentado o circuito do sensor, juntamente com simulações de circuito que caracterizam o funcionamento do mesmo, seguidas de simulações de dispositivo que validam a operação do circuito em silício e permitem estimar o número máximo de dispositivos que podem ser monitorados por um único sensor. Uma estimativa da área necessária para a colocação dos sensores em um circuito real é apresentada. Os resultados encontrados permitem definir a viabilidade e a eficácia da técnica Bulk-BICS como forma de deteção de eventos transientes em sistemas digitais.
 
Palavras-chave: Engenharia Elétrica. Microeletrônica. CMOS. Deteção de Eventos Transientes. Radiação Ionizante. Sensor de Corrente. Bulk-BICS. Simulação de Dispositivos. TCAD."