PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Exame de Qualificação para Doutorado do aluno ROGER WILLIAM PINTO DA SILVA

Data: 08 de março de 2019  - sexta-feira
Horário: 08h30min
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 103 - 1º andar - Campus Centro)

Banca examinadora:
Prof. Dr. Jorge Otávio Trierweiler - PPGEQ - UFRGS
Prof. Dr. Gustavo Henrique da Costa Oliveira - Deptº Engª Elétrica - UFPR
Prof. Dr. Alexandre Sanfelici Bazanella - PPGEE - UFRGS
Orientador:  Prof. Dr. Diego Eckhard - PPGEE - UFRGS

Título da Proposta de Tese: "EXTENSÃO DE MÉTODO BASEADO EM DADOS PARA PROJETO DE CONTROLADORES ATRAVÉS DA ABORDAGEM DE CORRELAÇÃO PARA REJEIÇÃO DE PERTURBAÇÃO NA ENTRADA DE CONTROLE"

Resumo:
"Existem diversos métodos de controle baseados em dados para diferentes tipos de de problema de controle, entretanto, apesar do problema de rejeição de perturbação ser bastante comum em processos da indústria, há muito pouco na literatura com respeito a métodos de controle baseados em dados voltados especificamente para este problema. Aproveitando esta lacuna na literatura, este trabalho apresenta uma extensão do método baseado em dados chamado Correlation-based Tuning (CbT) desenvolvida para permitir a sua utilização no problema de rejeição a perturbações na entrada de controle. Além disso, a ausência de um modelo para o processo torna difícil garantir que o controlador resultante estabilizará o sistema quando são empregados métodos baseados em dados. Já se sabe que a instabilidade do sistema resultante pode surgir de uma escolha inadequada do comportamento desejado em malha fechada. Por conta disso, este trabalho também apresenta uma outra versão da extensão que flexibiliza esta escolha, reduzindo as chances de instabilização. Neste mesmo contexto, uma outra questão pouco abordada na literatura de controle baseado em dados é a que diz respeito à certificação do controlador estimado. Assim, também é proposto um procedimento baseado em dados que utiliza a distância de Vinnicombe e a margem de estabilidade generalizada estimadas frequência-a-frequência e considerando uma mudança de unidades para permitir a certificação dos controladores estimados. Todas as propostas foram analisadas através de simulações de Monte Carlo.

Palavras-chave: Métodos baseados em dados, Rejeição de perturbação, Abordagem de correlação, Certificação de controladores"