PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Defesa Pública da Dissertação de Mestrado do Bacharel em Engenharia de Energia José David Anzanello Júnior

Data: 13/03/2019 - quarta-feira
Horário: 09h00min
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico (Av. Osvaldo Aranha, nº 103 - 1º andar - Campus Centro)

Banca examinadora:
Prof. Dr. Walmir de Freitas Filho - Deptº de Sistemas e Energia - UNICAMP
Prof. Dr. Roberto Chouhy Leborgne - PPGEE - UFRGS
Prof. Dr. Mariana Resener - PPGEE- UFRGS
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luís Haffner - PPGEE - UFRGS

Título da Dissertação: "ALOCAÇÃO ÓTIMA DE BANCOS DE CAPACITORES EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO CONSIDERANDO A CRONOLOGIA DA OPERAÇÃO E INCERTEZAS"

Resumo: "Este trabalho propõe um modelo de compensação reativa para a alocação ótima de bancos de capacitores (BCs) fixos e automáticos aplicado ao problema de planejamento da expansão de sistemas de distribuição considerando incertezas. A função objetivo considera a minimização dos custos de investimento e dos custos de operação (manutenção, perdas de energia e violações nos níveis de tensão). As incertezas na carga e nas gerações distribuídas, baseadas em fonte solar fotovoltaica, são consideradas no modelo através da geração de cenários representativos obtidos pela técnica de clusterização K-means. O modelo desenvolvido foi resolvido utilizando uma implementação baseada na meta-heurística Algoritmo Genético (AG). É realizada uma codificação que favorece a inclusão de forma explícita das restrições de investimento e das restrições no modo de operação das unidades automáticas dos BCs. O modelo é implementado por intermédio da integração do software OpenDSS com o MATLABR, no qual os fluxos de potência são resolvidos via COM Interface com o OpenDSS. Um sistema de 23 nós foi utilizado nos testes para demonstrar o potencial de aplicação oferecido pela formulação proposta. O modelo foi validado através da comparação dos resultados obtidos através dos cenários representativos com os resultados obtidos utilizando 365 dias diferentes de operação. Os casos analisados e os resultados obtidos demonstram a robustez do modelo proposto e a flexibilidade oferecida pela codificação empregada.

Palavras-chave: Alocação ótima de bancos de capacitores, sistema de distribuição de energia elétrica, incertezas, algoritmo genético, OpenDSS."