PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Defesa Pública da Dissertação de Mestrado do Engenheiro Eletricista Roberto Arnt Tarrago

Data: 21/03/2019 - quinta-feira
Horário: 15h30min
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico (Av. Osvaldo Aranha, nº 103 - 1º andar - Campus Centro)

Banca examinadora:
Prof. Dr. Daniel Pinheiro Bernardon - PPGEE - UFSM
Profª Drª Mariana Resener - PPGEE - UFRGS
Prof. Dr. Daniel da Silva Gazzana - PPGEE- UFRGS
Orientador: Prof. Dr. Roberto Chouhy Leborgne - PPGEE - UFRGS

Título da Dissertação: "CONFIABILIDADE DE SUBESTAÇÕES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM APLICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MANOBRA NÃO CONVENCIONAIS "

Resumo:
"Manter um alto nível de confiabilidade em subestações de transmissão de energia elétrica é um fator essencial para que as instalações mantenham a sua lucratividade com a operação dos sistemas, garantindo o devido atendimento às cargas e também evitando penalidades que possam ocorrer em função de indisponibilidade no fornecimento de energia. Em função destas premissas, este estudo tem como objetivo fazer uma análise em termos de confiabilidade, a partir de simulações no software AnSE Visual, de subestações que utilizam dois equipamentos não convencionais chamados de Disconnecting Circuit Breaker (DCB) e módulo híbrido. Estes equipamentos foram projetados para utilização em subestações que possuem barramentos isolados a ar, almejando benefícios em termos de redução de espaço e de número de equipamentos nos módulos de conexão, assim como a melhoria dos índices de confiabilidade. Neste estudo, são realizadas simulações de diferentes topologias que utilizam equipamentos convencionais, DCBs e módulos híbridos, visando uma comparação do desempenho destas instalações em termos de taxa de falhas (λ), indisponibilidade (U) e tempo médio de reparo (r). 
 
Palavras-chave: Confiabilidade. Subestações. Disconnecting Circuit Breaker. Módulo Híbrido. Taxa de Falhas. Indisponibilidade. Tempo Médio de Reparo."