PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Defesa Pública da Dissertação de Mestrado do Engenheiro Eletricista Ary Paixão Borges Santana Junior

Data: 22/03/2019 - sexta-feira
Horário: 14h00min
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico (Av. Osvaldo Aranha, nº 103 - 1º andar - Campus Centro)

Banca examinadora:
Prof. Dr. Daniel Pinheiro Bernardon - PPGEE - UFSM
Prof. Dr. Flávio Antônio Becon Lemos - DELAE - UFRGS
Prof. Dr. Sérgio Luís  Haffner - PPGEE - UFRGS
Orientador: Prof. Dr. Roberto Chouhy Leborgne - PPGEE - UFRGS

Título da Dissertação: "PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO DO CUSTO DA ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO PELO LADO DA DEMANDA E GERAÇÃO DISTRIBUÍDA"

Resumo:
"O Sistema Elétrico de Potência (SEP) vem sofrendo mudanças na sua estrutura, tais como: a inserção de novas fontes de energia elétrica, consumidores também com a função de geradores de energia elétrica, diferentes modelos tarifários e, além desses fatores, o maior acesso dos usuários a novos tipos de eletrodomésticos. Adicionalmente, o aumento excessivo da demanda por energia elétrica são os principais fatores que modificam este cenário nos últimos anos. Neste contexto, o método proposto permite analisar o aspecto econômico especificamente o custo do valor do kWh repassado ao consumidor residencial levando em consideração este novo cenário. Neste sentido, o presente trabalho faz um estudo considerando aspectos econômicos buscando uma topologia que seja mais viável para o consumidor residencial. Analisaram-se diferentes faixas de consumo encontrado um modelo de configuração do sistema elétrico residencial, que pode fazer uso de Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD), de Geração Distribuída (GD), de armazenadores de energia (bateria) e adoção de tarifação horária. A otimização é feita como auxílio do software HOMER Energy Grid Version x64 1.2.7 para encontrar o menor Valor Líquido Presente (VLP) do sistema e que o mesmo atenda a demanda do sistema. O seguinte estudo mostra que o uso de GD especificamente a energia solar fotovoltaica se tornou viável nos últimos anos sendo um dos componentes presentes em todos os cenários estudados. Além disso, esta pesquisa comprovou que diferentes classes de consumo possuem configurações de sistema ótimas distintas quando se considera o valor pago nos 25 anos de vida do projeto.
 
Palavras-chave: Consumidores residenciais, Gerenciamento pelo Lado da Demanda, Geração Distribuída, Tarifa Branca, Software Homer."