PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Defesa pública do Exame de Qualificação para Doutorado do aluno IGOR PASA WILTUSCHNIG

Data: 16 de maio de 2019  - quinta-feira
Horário: 14h00min
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 103 - 1º andar - Campus Centro)

Banca examinadora:
Prof. Dr. Renato Carlson - PPGEEL - UFSC
Profa. Dra. Marília Amaral da Silveira
Prof. Dr. Paulo Roberto Eckert - PPGEE - UFRGS
Orientador: Prof. Dr. Ály Ferreira Flores Filho - PPGEE - UFRGS

Título da Proposta de Tese: "ESTUDO E CONCEPÇÃO DE MÁQUINA DE RELUTÂNCIA SÍNCRONA DE FLUXO VARIÁVEL PARA TRAÇÃO ELÉTRICA AUTOMOTIVA"

Resumo:
"Esta tese apresenta a metodologia de projeto para um sistema de tração composto por uma máquina elétrica e seu acionamento. Será proposto um motor de relutância síncrona de fluxo variável composta por dupla excitação com fluxo axial com acionamento para operação em corrente alternada e contínua. O estado da arte apresenta o estudo de diversas máquinas considerando a densidade de conjugado e de potência. As simulações numéricas do protótipo apresentam bons resultados considerando as características avaliadas. As comparações validam a topologia proposta. O trabalho visa a elaborar o modelo térmico e eletromagnético para melhorar a densidade de conjugado. A construção e ensaios experimentais do sistema de tração proposto irão validá-lo. O modelo analítico da máquina elétrica viabilizará as simulações dos parâmetros de desempenho e de rendimento. Desta forma será possível utilizar um modelo numérico da dinâmica veicular para simular o sistema inteiro.

Palavras-chave: Duplo rotor, dupla excitação, eficiência energética, fluxo axial, frenagem regenerativa, máquinas síncronas de relutância, tração automotiva, veículos elétricos."