PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Defesa Pública da Tese de Doutorado do Mestre em Engenharia Elétrica ALEX BERNSTS TRONCHONI

Data: 07/06/2019 - sexta-feira
Horário: 09h00min
Local: Salão de Eventos do Instituto Eletrotécnico da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 103 - 1º andar - Campus Centro)

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Mauro Augusto da Rosa - Depto. Engenharia Elétrica - UFSC - RELATOR
Prof. Dr. José Roberto Cardoso - Depto. Engenharia de Energia e Automação Elétrica - USP
Prof. Dr. Luís Alberto Pereira - PPGEE-UFRGS
Profa. Dra. Mariana Resener - PPGEE-UFRGS
Prof. Dr. Álvaro Augusto Almeida de Salles - PPGEE-UFRGS
Orientador: Prof. Dr. Daniel da Silva Gazzana - PPGEE-UFRGS
Coorientador: Prof. Dr. Arturo Suman Bretas - PPGEE-UFRGS


Título da tese: "EXTENSÃO DO MÉTODO DA MODELAGEM POR LINHAS DE TRANSMISSÃO EM DUAS DIMENSÕES: UMA ABORDAGEM CONSIDERANDO MEIOS NÃO HOMOGÊNEOS E IONIZAÇÃO"

Resumo:

"Nesta tese de doutorado propõe-se o desenvolvimento de uma extensão do método da Modelagem por Linhas de Transmissão em duas dimensões (TLM-2D) para modelagem de meios não homogêneos e representação de não linearidades. Com base na utilização de stubs reativos e resistivos as propriedades de um determinado meio, permissividade e resistividade elétrica, podem ser modificadas, representando desta forma não homogeneidades em dado espaço. Valendo-se da analogia entre teoria de campos eletromagnéticos (EM) e a teoria de circuitos elétricos, não linearidades como o fenômeno da ionização, podem ser resolvidas numericamente através de modelos concebidos para representação de condutores elétricos, tais como sistemas de aterramento. O comportamento não linear do fenômeno é incluído no modelo TLM-2D clássico através da variação dinâmica de seus parâmetros de circuito. Tirando proveito desta equivalência, a análise pode ser estendida de forma generalista para meios não homogêneos incluindo características não lineares. Salienta-se desta forma a principal contribuição deste trabalho como o desenvolvimento de um modelo integrado considerando não homogeneidades no espaço e não linearidades variando no espaço-tempo. Assim, o foco do estudo está concentrado em três pontos principais: formulação analítica e modelagem numérica de meios não homogêneos utilizando o método TLM-2D; formulação analítica para representação de não linearidades, onde o fenômeno da ionização é modelado através da variação da condutância e resistividade residual do meio; integração das duas formulações analíticas desenvolvidas em um único modelo. Por fim, como contribuição secundária, destaca-se a implementação computacional de um novo algoritmo TLM-2D.

Palavras-chave: Fenômeno da Ionização, Meios Não Homogêneos, Método da Modelagem por Linhas de Transmissão, Propagação de Ondas Eletromagnéticas "