PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Defesa pública do Exame de Qualificação para Doutorado do aluno MATHEUS PERIN

Data: 26 de Julho de 2019  - sexta-feira
Horário: 15h00min
Local: Auditório Nascente do Prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, nº 09 - 3º andar - Campus Centro)

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Ademir Nied - PPGEE - UDESC/Joinville
Prof. Dr. César Cataldo Scharlau - Depto. Energia e Sustentabilidade - UFSC/Araranguá
Prof. Dr. Ály Ferreira Flores Filho - PPGEE - UFRGS
Orientador: Prof. Dr. Luís Alberto Pereira - PPGEE - UFRGS
Coorientador: Prof. Dr. Luís Fernando Alves Pereira - PPGEE - UFRGS

Título da Proposta de Tese: "ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DE MÁQUINAS DE INDUÇÃO PENTAFÁSICAS"

Resumo:
"Neste documento é apresentada uma proposta de Tese tratando da estimação de parâmetros de máquinas de indução pentafásicas. Entre os principais objetivos e contribuições da Tese, destacam-se o estudo e desenvolvimento de métodos de estimação de parâmetros de máquinas de indução pentafásicas que utilizem ensaios simples e estimem tanto os parâmetros do circuito da onda fundamental da indução no entreferro quanto os parâmetros do circuito da componente de terceiro harmônico. O conhecimento preciso destes parâmetros é essencial para a implementação de diversas estratégias de controle com imposição de correntes com conteúdo harmônico para incremento da relação torque/corrente e para operação sob falha de uma ou mais fases. Outro aspecto que será investigado é a influência de fenômenos como a saturação e o efeito pelicular nos parâmetros, propondo-se o desenvolvimento de um modelo de gaiola dupla para a máquina de indução pentafásica. São apresentadas e discutidas as contribuições esperadas, assim como as atividades já desenvolvidas e as que serão ainda desenvolvidas.

Palavras-chave: Máquina de indução pentafásica, máquina de indução trifásica, estimação de parâmetros, impedância instantânea"