PPGEE

Programa de Pós-graduação
em Engenharia Elétrica

UFRGS

Egresso do PPGEE, Prof. Dr. Tiago Roberto Balen, recebeu distinção em evento comemorativo dos 125 anos da Escola de Engenharia

O Professor Dr. Tiago Roberto Balen, recebeu o prêmio de Egresso Destaque nas comemorações de 125 da Escola de Engenharia, ocorrida em 10 de Agosto de 2021.

Na cerimônia virtual, conduzida pela diretora da instituição, Carla ten Caten com o apoio do vice-diretor, Afonso Reguly, 8 egressos receberam a premiação, cujos critérios consideraram a relevância de sua atuação profissional para a sociedade, incluindo produção intelectual, formação de RH e premiações recebidas.

O professor Tiago Roberto Balen foi indicado pelo PPGEE, onde concluiu seu doutorado em 2010.

O egresso é Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFRGS (2010 e 2006, respectivamente) onde também graduou-se em Engenharia Elétrica (2004). Atualmente, é professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica (DELET), e orientador do Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica (PGMICRO) da UFRGS, onde exerce também a atividade de Coordenador (mandatos 2019-2021 e 2021-2023). É membro do conselho da Escola de Engenharia da UFRGS e do Colegiado do DELET. Já foi membro da Comissão Coordenadora do curso de Eng. de Computação da UFRGS. De 2007 a 2011 atuou como coordenador dos cursos de Eng. de Telecomunicações e Eng. de Computação do Centro Universitário La Salle (Canoas - RS) onde integrou o Conselho Universitário e o Comitê de Ética em Pesquisa. Também atuou como engenheiro projetista de teste do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC). Suas principais áreas de atuação são: Teste de Sistemas Eletrônicos, Eletrônica Analógica e Digital, Hardware Tolerante a Falhas e Efeitos da Radiação em Circuitos Analógicos e Mistos. Orientou 7 mestrados e 3 doutorados nestes temas, tendo publicado mais de 70 artigos em revistas e conferências. Em duas destas conferências recebeu a premiação de melhor artigo (Best Paper Award). Por sua tese de doutorado recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho, edição 2012, na categoria Tese Inovação Gaúcha, promovido pela FAPERGS.

Maiores informações estão disponíveis no site da Escola de Engenharia: https://www.ufrgs.br/engenharia/comemoracoes-dos-125-anos-da-escola-de-engenharia-3/