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PPG- ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFRGS

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS (PPG-EMAT), mantido pelo Instituto de Matemática da UFRGS, está vinculado à Área 46 - Ensino da CAPES , e tem como finalidades principais a formação continuada de professores de Matemática e a pesquisa aplicada em Ensino de Matemática.

O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, principal atividade do Programa, é mantido em base regular, desde 2005, com oferta anual de turmas desde 2009. Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, o Programa também oferece o Curso de Especialização Matemática - Midias Digitais - Didática , na modalidade a distância.

O público-alvo do Mestrado é constituído de professores licenciados em Matemática, em exercício na Educação Básica ou nos cursos de Licenciatura. O Curso propõe-se a formar professores pesquisadores, articuladores de processos de estudo, debate e inovação nos espaços em que atuam.

As pesquisas desenvolvidas no Mestrado têm como ponto de partida os saberes docentes dos professores, construídos na formação inicial e na prática escolar cotidiana, e como focos as salas de aula da Educação Básica e os processos de formação de professores. As dissertações produzidas são disponibilizadas na Biblioteca Digital da UFRGS , e dão origem a produtos técnicos (sequências didáticas, objetos de aprendizagem, páginas, entre outros) divulgados na página do Programa e de fácil acesso a pesquisadores ou professores que buscam inovar sua prática em sala de aula.

 

A CRIAÇÃO DO PROGRAMA

O PPG - Ensino de Matemática (42001013081P9) foi criado em 2004, por iniciativa de um grupo de docentes do Instituto de Matemática e da Faculdade de Educação da UFRGS, no âmbito da então Área de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES, criada em 2000 e reorganizada em 2011 como Área de Ensino.

O corpo docente do Programa foi constituído a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas à qualificação do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS e da preocupação compartilhada com a melhoria do ensino e a formação continuada de professores.

O grupo reúne docentes com formação nas áreas da Educação Matemática, da Educação, da Informática Educativa, da Matemática Pura, da Matemática Aplicada e da Estatística. Essa diversidade reflete-se nas linhas de pesquisa e nos Projetos Acadêmicos dos cursos, que contemplam o conhecimento da Matemática, da Matemática Aplicada às outras ciências, da Estatística, das tendências de pesquisa em Educação Matemática, dos processos cognitivos, das teorias de aprendizagem, dos usos de tecnologia na sala de aula, das metodologias de ensino e de pesquisa.

Através da formação interdisciplinar dos professores que atuam na Educação Básica ou na formação de professores, busca-se contribuir para a constituição do professor pesquisador, que reflete, experimenta e avalia sua prática, tendo em vista a melhoria do ensino. 

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA

O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática tem caráter de preparação profissional na área docente, através da formação interdisciplinar que articula o conhecimento matemático e o conhecimento pedagógico, a reflexão e a pesquisa sobre o ensino, a aprendizagem, o currículo e o sistema escolar. Está voltado para a melhoria do ensino, pela ação direta em sala de aula dos mestrandos e dos egressos, pela investigação sobre o ensino e a aprendizagem e pela proposição de alternativas.

Princípios norteadores do Plano Pedagógico do Mestrado

Tem-se como princípios norteadores do Plano de Curso:

a) estabelecer relações entre conteúdos do currículo da escola básica, que em geral são mantidos em compartimentos estanques;

b) tratar das origens e das justificativas das noções básicas da Matemática escolar, em nível de Matemática superior

c) buscar o relacionamento da Matemática escolar com as aplicações da Matemática às outras ciências;

d) desenvolver competências para o uso da informática;

e) desenvolver competências para a pesquisa em sala de aula, para a prática docente reflexiva e para o uso de metodologias didáticas alternativas.

Público-Alvo

O Mestrado Profissional é voltado para professores licenciados em Matemática com exercício nas escolas de nível fundamental e médio, de educação profissional técnica e pós-técnica, ou atuantes nos cursos de formação de professores para a Educação Básica.

Corpo Docente

O Corpo Docente é formado por 18 doutores que atuam nas áreas de Matemática Pura, Matemática Aplicada, Estatística, Educação Matemática e Informática Educativa. Dezesseis docentes são lotados no Instituto de Matemática (IM) e dois na Faculdade de Educação (FACED). 

OBJETIVOS

O objetivo mais amplo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS diz respeito à qualificação profissional de Professores de Matemática dos níveis fundamental e médio e da educação profissional técnica e pós-técnica, em plena atividade no sistema de ensino, em termos de conteúdos de Matemática, de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos da Educação Matemática, e do uso de novas tecnologias no ensino de Matemática.

O perfil do professor que se busca constituir contempla: o professor com sólido conhecimento matemático; o professor prático-reflexivo, que produz o "conhecimento pedagógico dos conteúdos"; professor com domínio da tecnologia; professor - pesquisador em sala de aula; professor agente transformador da realidade da escola e corresponsável pela qualidade.

Os objetivos específicos do Curso de Mestrado Profissional consistem no desenvolvimento de ações que contribuam para desenvolver:

a) conhecimento dos conteúdos da Matemática básica, com bom nível de abstração, estabelecendo relações dos conteúdos entre si e dos conteúdos com as outras áreas da ciência e do cotidiano;

b) conhecimento de teorias de aprendizagem e de cognição, sabendo adequá-las ao conteúdo específico;

c) competência no uso da tecnologia informática para ensino e aprendizagem da Matemática;

d) competências para desenvolver pesquisa na sala de aula, tomando o aluno como sujeito da aprendizagem, buscando entender as diferentes estratégias desenvolvidas no processo de aprendizagem e buscando identificar as variáveis didáticas envolvidas no processo;

e) competência para se tornar agente de transformação dentro de sua escola e redce, debatendo os projetos pedagógicos e contribuindo para a formação dos colegas docentes;

f) competência para buscar a atualização permanente na área de Ensino de Matemática e Educação Matemática, estando em contato com pesquisas e experiências novas para realimentar permanentemente a dinâmica do ensinar e do aprender.

Os objetivos dos trabalhos dos docentes/pesquisadores envolvidos no Programa podem ser assim descritos:

a) investigar o conhecimento de Matemática relevante para o professor de ensino básico exercer sua profissão;

b) estudar situações de ensino e de aprendizagem de Matemática tal como ocorrem no curso da escolaridade;

c) elaborar, experimentar, refletir sobre, relatar e registrar propostas de ações inovadoras de ensino, privilegiando novos recursos, novas metodologias e novas abordagens para os conhecimentos matemáticos em pauta;

d) elaborar recursos didáticos com potencial para serem reproduzidos na sala de aula do ensino básico, recorrendo a diferentes metodologias, como a metodologia da modelagem matemática, da resolução de problemas, as aplicações e o uso da tecnologia informática ou outras tecnologias;

e) elaborar textos e sequências didáticas destinados para cursos de formação de professores e voltados para o ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.



Conceito na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 
O PPG-Ensino de Matemática Profissional tem conceito 5 na CAPES. 

Próximos Eventos
Dissertação: Anelise Pereira Baur 24/10/2017 10h30 - 13h30 — A-114
II Semana Acadêmica 06/11/2017 - 10/11/2017 — IME - UFRGS
Dissertação: Leila Mello 06/11/2017 14h30 - 18h30 — IME
Dissertação: Laís Pereira 07/11/2017 14h30 - 17h30 — F-102
Dissertação: Bruno Marques Collares 10/11/2017 14h00 - 17h30 — A-114
Próximos eventos…