Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM

 

Abrange temáticas relacionadas às políticas públicas e atenção a indivíduos e grupos. Analisa a produção, organização e avaliação em saúde e enfermagem. Contempla estudos referentes à promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem.

 

LINHAS DE PESQUISA

 

As linhas de pesquisa aglutinam eixos temáticos dos quais se originam estudos e projetos de pesquisa, que são resultantes da experiência dos docentes e das atividades dos grupos de pesquisa.

 

Linha de pesquisa - Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem

 

 

Compreende estudos dos processos de construção e implementação de políticas públicas, da avaliação e da atenção em saúde e enfermagem.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

Políticas públicas. Atenção em saúde. Saúde mental. Redes sociais. Avaliação em saúde. Integralidade em saúde. Desigualdades sociais e de saúde. Processo de trabalho em saúde e enfermagem.

 

DOCENTES:

 

Agnes Olschowsky, Elizeth Paz da Silva Heldt, Jacó Fernando Schneider, Leandro Barbosa de Pinho, Maria Alice Dias da Silva Lima, Regina Rigatto Witt e Tatiana Engel Gerhardt

 

 

Linha de pesquisa - Gestão em saúde e enfermagem e organização do trabalho

 

 

Desenvolve estudos sobre gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem, organização do trabalho e interfaces relacionadas.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

Gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem. Liderança. Organização do trabalho. Processo grupal e trabalho em equipe. Dimensões ético-políticas das relações de trabalho. Saúde do trabalhador.

 

DOCENTES:

 

Ana Maria Müller de Magalhães, Angélica Rosat Consiglio, Clarice Maria Dall'Agnol, Gisela Maria Schebella Souto de Moura , Liana Lautert e Sônia Beatriz Cócaro de Souza

 

 

Linha de pesquisa - Promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem

 

 

Desenvolve estudos e intervenções em saúde coletiva na perspectiva de práticas e políticas de atenção integral em saúde e enfermagem. Contempla a análise da situação de saúde nos processos de saúde e de adoecimento, nas práticas de atenção em saúde nos contextos da educação, da promoção e da vigilância em saúde.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

Atenção básica em saúde. Causas externas de morbimortalidade (violências e acidentes). Redes sociais em saúde e famílias. Envelhecimento e saúde. Promoção da saúde. Gênero e saúde. Educação permanente em saúde. Formação em saúde e enfermagem.

 

DOCENTES:

 

Dora Lúcia Leidens Corrêa de Oliveira, Eliane Pinheiro de Morais , Lisiane Manganelli Girardi Paskulin, Marta Julia Marques Lopes e Stela Nazareth Meneghel

 

 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CUIDADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE

 

Abrange temáticas relacionadas ao cuidado e práticas de enfermagem nas diferentes fases do desenvolvimento humano no processo saúde e adoecimento. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano no contexto histórico, social e cultural.

 

LINHAS DE PESQUISA

 

As linhas de pesquisa aglutinam eixos temáticos dos quais se originam estudos e projetos de pesquisa, que são resultantes da experiência dos docentes e das atividades dos grupos de pesquisa.

 

Linha de pesquisa - Cuidado de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família

 

 

Integra e produz conhecimentos relacionados ao cuidado e práticas de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família com a finalidade de compreender o processo saúde e adoecimento e propor intervenções em enfermagem e saúde.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

Saúde da Mulher nas etapas da vida e sua relação com o contexto familiar e sócio-cultural. Saúde Reprodutiva. Aleitamento Materno. Saúde do recém nascido, criança, adolescente e família. Processo de crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente e sua relação com família e o contexto sócio-cultural. Processos históricos e do ensino-aprendizagem relacionados à saúde da mulher, criança, adolescente e família.

 

DOCENTES:

 

Ana Lúcia de Lourenzi Bonilha, Eva Neri Rubim Pedro, Lílian Cordova do Espírito SantoMaria da Graça Corso da Motta e Maria Luzia Chollopetz da Cunha 

 

 

Linha de pesquisa - Tecnologias do cuidado em enfermagem e saúde

 

 

Pesquisa o cuidado em enfermagem e saúde nos diversos níveis de complexidade. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano em sua condição existencial no contexto histórico, social e cultural.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

O cuidado em enfermagem. Processo de enfermagem e sistemas de classificação. Processos e sistemas de informação e comunicação em saúde. Tecnologias, conceitos e modelos de cuidado em enfermagem. Aspectos clínicos, econômicos e sociais da utilização de tecnologias em educação e saúde. Artefatos culturais relacionados com a saúde, educação e enfermagem.

 

DOCENTES:

 

Ana Luisa Petersen Cogo, Amália de Fátima Lucena , Eneida Rejane Rabelo da Silva, Eva Neri Rubim Pedro, Isabel Cristina Echer, Maria da Graça Oliveira Crossetti, Maria Henriqueta Luce KruseMariur Gomes Beghetto  e Miriam de Abreu Almeida
Document Actions

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre - RS - Brasil

CEP: 90620-110 - Fone/Fax: +55 51 3308.5081 - E-mail: ppgenf@ufrgs.br