Mestrado

EDITAL 03/2014
SELEÇÃO 2014 - INGRESSO EM 2015

CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM

 

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público o Edital de Seleção para ingresso em 2015 no Curso de Mestrado em Enfermagem. O processo seletivo 2014 oferece 23 vagas para ingresso em 2015, as quais serão distribuídas conforme a disponibilidade do Programa e do professor.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa visa propiciar ao acadêmico um ambiente físico e relacional para a construção de uma base sólida de conhecimentos teórico-metodológicos em Enfermagem e Saúde, bem como produzir e difundir conhecimentos avançados.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Profissional qualificado, com habilitação e experiência em pesquisa, que utilize abordagens teórico-metodológicas na área de concentração Cuidado em Enfermagem e Saúde ou na área de concentração Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem e que atue na capacitação de profissionais para o ensino superior e na produção de conhecimentos de relevância regional, nacional e internacional.

DURAÇÃO DO CURSO

O Curso de Mestrado em Enfermagem terá duração mínima de doze (12) meses e máxima de vinte e quatro (24) meses.

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE

O diploma de Mestre em Enfermagem será conferido ao aluno que apresentar a totalidade dos seguintes requisitos: (1) completar no mínimo vinte e quatro (24) créditos; (2) tiver o trabalho conclusivo do curso aprovado pela Comissão Examinadora e homologado pela Comissão do PPGENF; (3) tiver publicado ou comprovar submissão de artigo para publicação em periódico reconhecido pela Comissão de Pós-Graduação do PPGENF e (4) atestar proficiência em língua inglesa, obrigatoriamente, até o final do primeiro ano do curso, conforme regimento do PPGENF (clique AQUI) e Resolução 02/2005 (clique AQUI).

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CUIDADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE

Ementa

Abrange temáticas relacionadas ao cuidado e práticas de enfermagem, nas diferentes fases do desenvolvimento humano, no processo de saúde e adoecimento. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano no contexto histórico, social e cultural.

Linha de Pesquisa - Cuidado de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família

Ementa

Integra e produz conhecimentos relacionados ao cuidado e práticas de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família com a finalidade de compreender o processo de saúde e adoecimento e propor intervenções em enfermagem e saúde.

Eixos Temáticos

Saúde da Mulher nas etapas da vida e sua relação com o contexto familiar e sócio-cultural. Saúde Reprodutiva. Aleitamento Materno. Saúde do recém nascido, criança, adolescente e família. Processo de crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente e sua relação com família e o contexto sócio-cultural. Processos históricos e do ensino-aprendizagem relacionados à saúde da mulher, criança, adolescente e família.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Annelise de Carvalho Gonçalves  – 01 vaga

Lilian Cordova do Espírito Santo – 01 vaga

Maria da Graça Corso da Motta – 01 vaga

Maria Luzia Chollopetz da Cunha – 02 vagas

Linha de Pesquisa - Tecnologias do cuidado em enfermagem e saúde

Ementa

Pesquisa o cuidado em enfermagem e saúde nos diversos níveis de complexidade. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano em sua condição existencial no contexto histórico, social e cultural.

Eixos Temáticos

O cuidado em enfermagem. Processo de enfermagem e sistemas de classificação. Processos e sistemas de informação e comunicação em saúde. Tecnologias, conceitos e modelos de cuidado em enfermagem. Aspectos clínicos, econômicos e sociais da utilização de tecnologias em educação e saúde. Artefatos culturais relacionados com a saúde, educação e enfermagem.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Ana Luísa Petersen Cogo – 01 vaga

Eneida Rejane Rabelo da Silva  – 02 vagas

Karina de Oliveira Azzolin – 01 vaga

Maria da Graça Oliveira Crossetti – 01 vaga

Maria Henriqueta Luce Kruse – 01 vaga

Mariur Gomes Beghetto – 01 vaga

Miriam de Abreu Almeida – 01 vaga

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM

 

Ementa

Abrange temáticas relacionadas às políticas públicas e atenção a indivíduos e grupos. Analisa a produção, organização e avaliação em saúde e enfermagem. Contempla estudos referentes à promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem.

Linha de Pesquisa - Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem

Ementa

Compreende estudos dos processos de construção e implementação de políticas públicas, da avaliação e da atenção em saúde e enfermagem.

Eixos Temáticos

Políticas públicas. Atenção em saúde. Saúde mental. Redes sociais. Avaliação em saúde. Integralidade em saúde. Desigualdades sociais e de saúde. Processo de trabalho em saúde e enfermagem.

Professores da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Agnes Olschowsky – 01 vaga

Elizeth Paz da Silva Heldt – 01 vaga

Leandro Barbosa de Pinho – 01 vaga

Maria Alice Dias da Silva Lima – 01 vaga

Regina Rigatto Witt – 01 vaga

Linha de Pesquisa - Gestão em saúde e enfermagem e organização do trabalho

Ementa

Desenvolve estudos sobre gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem, organização do trabalho e interfaces relacionadas.

Eixos Temáticos

Gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem. Liderança. Organização do trabalho. Processo grupal e trabalho em equipe. Dimensões ético-políticas das relações de trabalho. Saúde do trabalhador.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Angélica Rosat Consiglio – 01 vaga

Ana Maria Müller Magalhães – 01 vaga

Gisela Maria Schebella Souto de Moura – 01 vaga

Sônia Beatriz Cócaro de Souza – 01 vaga

Linha de Pesquisa - Promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem

Ementa

Desenvolve estudos e intervenções em saúde coletiva na perspectiva de práticas e políticas de atenção integral em saúde e enfermagem. Contempla a análise da situação de saúde nos processos de saúde e de adoecimento, nas práticas de atenção em saúde nos contextos da educação, da promoção e da vigilância em saúde.

Eixos Temáticos

Atenção básica em saúde. Causas externas de morbimortalidade (violências e acidentes). Redes sociais em saúde e famílias. Envelhecimento e saúde. Promoção da saúde. Gênero e saúde. Educação permanente em saúde. Formação em saúde e enfermagem.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Dora Lúcia Leidens Corrêa de Oliveira – 01 vaga

 

PROCESSO SELETIVO

Requisito para Inscrição

Apresentar diploma de curso superior, ou atestado de que está cursando o último semestre de graduação.

Documentos para inscrição

1 - Ficha de inscrição (com foto 3x4) e indicação de provável orientador - Clique AQUI.

2 - Uma fotocópia da carteira de identidade.

3 - Uma cópia do diploma de curso superior ou do atestado de que está cursando o último semestre de graduação. Os candidatos que apresentarem atestado comprovando sua situação como formandos, deverão, obrigatoriamente, fornecer Atestado de Conclusão do Curso de Graduação ou Diploma, por ocasião da matrícula.

4 - Uma fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

5 - Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$200,00 ou comprovante de isenção de taxa.

  • INSTRUÇÕES PARA O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

- Acesse o link: http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php

- Em nome do contribuinte digite o seu nome.

- Em CPF do contribuinte digite seu CPF.

- Não é necessário digitar o número do contrato e o da parcela.

- Em vencimento digite a data 17/10/2014.

- Em valor do documento digite R$200,00.

- O campo multa não deve ser preenchido.

- Em descrição do recolhimento selecione Taxa de inscrição Concursos e Processos Seletivos.

- Em unidade gestora coloque 153312 - Escola de Enfermagem.

- Após, gere o DOC clicando no botão Emitir DOC de pagamento.

Se o candidato solicitar isenção da taxa de inscrição, deverá entregar o formulário de pedido de isenção (Clique AQUI), devidamente preenchido, na Secretaria do PPGENF, Escola de Enfermagem da UFRGS, Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Campus da Saúde – CEP: 90620-110 – Porto Alegre - RS, no dia 03/10/2014, das 9 horas às 17 horas. Serão aceitas solicitações enviadas via correio, com data de postagem até 03/10/2014. O resultado da análise do pedido será fornecido pela Secretaria do Programa no dia 10/10/2014.

6 - Para os candidatos que mantiverem vínculo empregatício, apresentar documento, emitido e assinado pelo empregador, que comprove o interesse da instituição para a participação do candidato nas atividades do Mestrado.

7 - Três (3) cópias do projeto de pesquisa com até 15 páginas, apresentando a seguinte formatação: digitação do texto em folha A4; fonte Times New Roman 12 e espaço 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm, margens direita e inferior de 2 cm. A estrutura do projeto deverá conter:

  • Folha de rosto - título do projeto, indicar a área de concentração, a linha de pesquisa e o eixo temático, nome do candidato e indicação do nome de um provável orientador.
  • Introdução – problema de pesquisa, relevância, justificativa da escolha do tema e razões que levam o candidato a estudar o assunto, tendo por base o conhecimento produzido na literatura acerca do objeto e a inserção do candidato na temática.
  • Objetivos – apresentação do objetivo geral, podendo desdobrar-se em específicos.
  • Revisão da literatura – pode constar como item separado ou fazer parte da introdução.
  • Metodologia/Método – tipo de estudo, campo de estudo, população/amostra/sujeitos, coleta de dados, análise de dados e considerações bioéticas.
  • Cronograma de execução do projeto.
  • Referências – organizadas conforme as normas da ABNT.

8 - Uma cópia do Currículo Lattes, devidamente documentado, período de janeiro de 2009 a setembro de 2014. O Currículo Lattes deve ser impresso diretamente da Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/). Anexar cópia ordenada e numerada dos documentos ou certificados (frente e verso) que comprovem os dados fornecidos, conforme a sequência do Roteiro de Avaliação (Clique AQUI).Importante: as cópias dos certificados relativos à formação devem contemplar o devido reconhecimento do curso no verso.

Observações

  • A concessão de bolsas de estudo está condicionada à liberação de quotas ao Programa, sendo distribuídas conforme os requisitos das agências de fomento e de acordo com os critérios vigentes no Programa. A distribuição das bolsas não é objeto deste Edital e deverá ocorrer em momento posterior ao processo seletivo.
  • Para identificar em qual área de concentração, linha de pesquisa e eixos temáticos o provável orientador está vinculado, consulte seu Currículo Lattes. (Clique AQUI).
  • Somente será homologada a inscrição do candidato cuja documentação esteja ordenada e completa.

 

PROCEDIMENTOS, CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E INGRESSO

O candidato concorrerá à vaga em uma única área de concentração e em uma única linha de pesquisa. O processo seletivo compreende duas etapas e o preenchimento das vagas por orientador obedecerá à classificação do candidato, com base nas notas obtidas nas duas etapas.

 

1ª Etapa: Análise do currículo (peso 03)

A primeira etapa será eliminatória devendo o candidato atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Currículo: na análise, serão considerados os critérios descritos no “Roteiro para Avaliação”.

2ª Etapa: Análise do projeto de pesquisa e resenha (peso 03) e Entrevista em grupo (peso 04)

  • Projeto de Pesquisa: na avaliação, serão considerados os critérios apresentados no documento “Roteiro para avaliação do projeto de pesquisa”. Clique AQUI.
  • Entrevista: Coordenada pela Comissão de Seleção. Inicialmente será solicitada ao candidato a redação de síntese da temática (resenha) a ser investigada, sua relevância e contribuição da proposta para a área de conhecimento. Após, será realizada a entrevista em grupo, de acordo com cada linha ou área de concentração, avaliando os seguintes itens:

-        capacidade de comunicação e argumentação;

-        motivação quanto à escolha do Programa/Linha de pesquisa e do orientador

-        pertinência da proposta à área de concentração, à linha de pesquisa e ao eixo temático do provável orientador - indicado pelo candidato;

-        disponibilidade e adequação do projeto ao tempo de realização do curso - 24 meses.

 

Observações

  • Ao(s) candidato(s) que for(em) aprovado(s), mas não selecionado(s) para a vaga do orientador indicado, poderá ser ofertado remanejo para outro orientador, da mesma área de concentração, seguindo a ordem decrescente de classificação. Este critério fica condicionado à disponibilidade de vaga e concordância do orientador e do candidato.
  • No caso de empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate: 1º - melhor classificação na avaliação da entrevista; 2º - melhor classificação na avaliação do projeto; 3º - maior pontuação no currículo (quesito produção intelectual).

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Solicitação da isenção da taxa de inscrição

03/10/2014

Resultado da solicitação da isenção da taxa de inscrição

10/10/2014

Inscrições

16/10/2014 e 17/10/2014

Publicação da homologação relativa às inscrições

20/10/2014

Prazo para solicitação de recurso referente à homologação das inscrições

21/10/2014

Prazo para devolução do recurso referente à homologação das inscrições

23/10/2014

1ª Etapa – Análise de Currículos

Divulgação dos resultados da análise dos currículos

07/11/2014

Prazo para solicitação de recurso referente à análise dos currículos

10/11/2014

Prazo para devolução do recurso referente à análise dos currículos

12/11/2014

Divulgação dos resultados da 1ª etapa e do calendário de entrevistas

12/11/2014

2ª Etapa – Análise dos Projetos e Entrevista em Grupo

Resenha e Entrevista em grupo

13/11/2014 a 20/11/2014

Análise dos projetos e resenhas

21/11/2014 a 27/11/2014

Divulgação dos resultados da segunda etapa

28/11/2014

Prazo para solicitação de recurso referente à segunda etapa

01/12/2014

Prazo para devolução do recurso referente à segunda etapa

03/12/2014

Resultado e Classificação Final

Divulgação dos resultados e classificação dos candidatos

05/12/2014

INSTRUÇÕES GERAIS

  • INSCRIÇÕES: das 9 horas às 17 horas na Secretaria do PPGENF/UFRGS. Serão aceitas inscrições por SEDEX com data de postagem até 17/10/2014. Será permitida a inscrição, mediante instrumento de procuração, desde que acompanhado de documento de identidade do procurador. Na procuração deverá constar a indicação de que a inscrição se refere ao Processo Seletivo do Mestrado do PPGENF/UFRGS.
  • DIVULGAÇÃO: a divulgação das atividades previstas neste calendário será disponibilizada no mural do PPGENF/UFRGS e na página do Programa            (http://www.ufrgs.br/ppgenf).
  • RECURSOS: o candidato terá direito a recurso após a divulgação dos resultados, conforme o calendário supra, devendo dirigir-se por escrito ao PPGENF/UFRGS (serão aceitos documentos devidamente assinados e digitalizados, por email). A solicitação será analisada pela Comissão de Seleção e a devolutiva ao candidato ocorrerá por escrito, em prazo especificado no calendário supra.
  • MATRÍCULAS: as matrículas e início do curso estão previstos para março de 2015.
  • 2ª CHAMADA: em caso de desistência de candidato(s) selecionado(s), será realizada 2ª chamada, seguindo a ordem decrescente de classificação, por vaga do orientador.
    • Devolução dos DOCUMENTOS: os candidatos poderão retirar documentos entregues por ocasião da inscrição, no período entre 08/12/2014 a 19/12/2014, na Secretaria do PPGENF/UFRGS. Após essa data, os documentos serão descartados.

MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO: Dr. Leandro Barbosa de Pinho (Presidente), Dra. Maria Luzia Chollopetz da Cunha, Dra. Lisiane Manganelli Girardi Paskulin, Dra. Lilian Cordova do Espírito Santo, Dra Karina Oliveira Azzolin e Dra Ana Luísa Petersen Cogo.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

UFRGS – ESCOLA DE ENFERMAGEM – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Campus da Saúde – CEP: 90620-110

Porto Alegre, RS – Fone/Fax: (XXX) 51 3308-5081 – E-mail: ppgenf@ufrgs.br

Homepage: http://www.ufrgs.br/ppgenf

 

  • Este edital tem vigência a partir de sua publicação na página do PPGENF e no mural da EENF e será válido até 06/03/2015.

 

Porto Alegre, 17 de setembro de 2014.

 

 

 

Prof. Dr. Leandro Barbosa de Pinho

Presidente da Comissão de Seleção ME

 

 

 

Profa. Dra. Maria da Graça Corso da Motta

Coordenadora do PPGENF/UFRGS



IMPRIMIR EDITAL

Ações do documento

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre - RS - Brasil

CEP: 90620-110 - Fone/Fax: +55 51 3308.5081 - E-mail: ppgenf@ufrgs.br