Mestrado

EDITAL 01/2013
SELEÇÃO 2013 - INGRESSO EM 2014

CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM

 

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público o Edital de Seleção para ingresso em 2014 no Curso de Mestrado em Enfermagem. O processo seletivo 2013 oferece 26 vagas para ingresso em 2014, as quais serão distribuídas conforme a disponibilidade do Programa e do professor.

 OBJETIVOS DO PROGRAMA

- Fornecer ao aluno um ambiente de construção de uma base sólida na área de conhecimento de enfermagem e saúde.

- Consolidar o desenvolvimento da metodologia científica.

- Produzir e difundir conhecimentos avançados nesta área.

 PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Profissional qualificado, com habilitação e experiência em pesquisa, que utilize abordagens teórico-metodológicas na área de concentração Cuidado em Enfermagem e Saúde ou na área de concentração Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem e que atue na capacitação de profissionais para o ensino superior e na produção de conhecimentos de relevância regional, nacional e internacional.

 DURAÇÃO DO CURSO

O Curso de Mestrado em Enfermagem terá duração mínima de doze (12) meses e máxima de vinte e quatro (24) meses.

 REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE

O diploma de Mestre em Enfermagem será conferido ao aluno que apresentar a totalidade dos seguintes requisitos: (1) completar no mínimo vinte e quatro (24) créditos; (2) tiver o trabalho conclusivo do curso aprovado pela Comissão Examinadora e homologado pela Comissão do PPGENF; (3) tiver publicado ou comprovar submissão de artigo para publicação em periódico reconhecido pela Comissão de Pós-Graduação do PPGENF e (4) atestar proficiência em língua inglesa, obrigatoriamente, até o final do primeiro ano do curso, conforme regimento do PPGENF (clique AQUI) e Resolução 02/2005 (clique AQUI).

 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E EIXOS TEMÁTICOS

O Programa possui duas áreas de concentração que são compostas por linhas de pesquisa. Estas, por sua vez, aglutinam eixos temáticos, dos quais se originam estudos e projetos de pesquisa resultantes da experiência dos docentes e das atividades dos grupos de pesquisa.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CUIDADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE

 

Ementa

Abrange temáticas relacionadas ao cuidado e práticas de enfermagem, nas diferentes fases do desenvolvimento humano, no processo de saúde e adoecimento. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano no contexto histórico, social e cultural. 

Linha de Pesquisa - Cuidado de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família

Ementa

Integra e produz conhecimentos relacionados ao cuidado e práticas de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família com a finalidade de compreender o processo de saúde e adoecimento e propor intervenções em enfermagem e saúde.

Eixos Temáticos

Saúde da Mulher nas etapas da vida e sua relação com o contexto familiar e sócio-cultural. Saúde Reprodutiva. Aleitamento Materno. Saúde do recém nascido, criança, adolescente e família. Processo de crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente e sua relação com família e o contexto sócio-cultural. Processos históricos e do ensino-aprendizagem relacionados à saúde da mulher, criança, adolescente e família.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Ana Lucia de Lourenzi Bonilha – 01 vaga

Annelise de Carvalho Gonçalves – 01 vaga

Eva Neri Rubim Pedro – 01 vaga

Lilian Cordova do Espírito Santo – 01 vaga

Maria da Graça Corso da Motta – 01 vaga

Maria Luzia Chollopetz da Cunha – 01 vaga

Linha de Pesquisa - Tecnologias do cuidado em enfermagem e saúde

Ementa

Pesquisa o cuidado em enfermagem e saúde nos diversos níveis de complexidade. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano em sua condição existencial no contexto histórico, social e cultural.

Eixos Temáticos

O cuidado em enfermagem. Processo de enfermagem e sistemas de classificação. Processos e sistemas de informação e comunicação em saúde. Tecnologias, conceitos e modelos de cuidado em enfermagem. Aspectos clínicos, econômicos e sociais da utilização de tecnologias em educação e saúde. Artefatos culturais relacionados com a saúde, educação e enfermagem.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Ana Luísa Petersen Cogo – 01 vaga

Amália de Fátima Lucena – 01 vaga

Isabel Cristina Echer – 01 vaga

Karina de Oliveira Azzolin – 01 vaga

Maria da Graça Oliveira Crossetti – 01 vaga

Mariur Gomes Beghetto – 01 vaga

Miriam de Abreu Almeida – 01 vaga

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM

 

Ementa

Abrange temáticas relacionadas às políticas públicas e atenção a indivíduos e grupos. Analisa a produção, organização e avaliação em saúde e enfermagem. Contempla estudos referentes à promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem.

Linha de Pesquisa - Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem

Ementa

Compreende estudos dos processos de construção e implementação de políticas públicas, da avaliação e da atenção em saúde e enfermagem.

Eixos Temáticos

Políticas públicas. Atenção em saúde. Saúde mental. Redes sociais. Avaliação em saúde. Integralidade em saúde. Desigualdades sociais e de saúde. Processo de trabalho em saúde e enfermagem.

Professores da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Elizeth Paz da Silva Heldt – 01 vaga

Jacó Fernando Schneider – 01 vaga

Leandro Barbosa de Pinho – 01 vaga

Maria Alice Dias da Silva Lima – 01 vaga

Regina Rigatto Witt – 01 vaga

Tatiana Engel Gerhardt – 01 vaga

Linha de Pesquisa - Gestão em saúde e enfermagem e organização do trabalho

Ementa

Desenvolve estudos sobre gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem, organização do trabalho e interfaces relacionadas.

Eixos Temáticos

Gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem. Liderança. Organização do trabalho. Processo grupal e trabalho em equipe. Dimensões ético-políticas das relações de trabalho. Saúde do trabalhador.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Ana Maria Müller Magalhães – 01 vaga

Denise Tolfo Silveira – 01 vaga

Gisela Maria Schebella Souto de Moura – 01 vaga

Sonia Beatriz Cócaro de Souza – 01 vaga

Linha de Pesquisa - Promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem

Ementa

Desenvolve estudos e intervenções em saúde coletiva na perspectiva de práticas e políticas de atenção integral em saúde e enfermagem. Contempla a análise da situação de saúde nos processos de saúde e de adoecimento, nas práticas de atenção em saúde nos contextos da educação, da promoção e da vigilância em saúde.

Eixos Temáticos

Atenção básica em saúde. Causas externas de morbimortalidade (violências e acidentes). Redes sociais em saúde e famílias. Envelhecimento e saúde. Promoção da saúde. Gênero e saúde. Educação permanente em saúde. Formação em saúde e enfermagem.

Professoras da linha de pesquisa com vagas disponíveis para orientação

Dora Lúcia Leidens Corrêa de Oliveira – 01 vaga

Eliane Pinheiro de Moraes – 01 vaga

Lisiane Manganelli Girardi Paskulin – 01 vaga


PROCESSO SELETIVO

Requisito para Inscrição

Apresentar diploma de curso superior, ou atestado de que está cursando o último semestre de graduação.

Documentos para inscrição

1.      Uma fotocópia da carteira de identidade.

2.      Uma foto 3x4 atualizada.

3.      Uma cópia do diploma de curso superior ou do atestado de que está cursando o último semestre de graduação. Os candidatos que apresentarem atestado comprovando sua situação como formandos, deverão, obrigatoriamente, fornecer Atestado de Conclusão do Curso de Graduação ou Diploma, por ocasião da matrícula.

4.      Uma fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

5.      Ficha de inscrição - Clique AQUI.

6.      Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$200,00 ou comprovante de isenção de taxa.

·      INSTRUÇÕES PARA O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

- Acesse o link: http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php

- Em nome do contribuinte digite o seu nome.

- Em CPF do contribuinte digite seu CPF.

- Não é necessário digitar o número do contrato e o da parcela.

- Em vencimento digite a data 15/10/2013.

- Em valor do documento digite R$200,00.

- O campo multa não deve ser preenchido.

     - Em descrição do recolhimento selecione Taxa de inscrição Concursos e Processos Seletivos.

- Em unidade gestora coloque 153312 - Escola de Enfermagem.

- Após, gere o DOC clicando no botão Emitir DOC de pagamento.

·      Se o candidato solicitar isenção da taxa de inscrição, deverá entregar o formulário de pedido de isenção (Clique AQUI), devidamente preenchido, na Secretaria do PPGENF, Escola de Enfermagem da UFRGS, Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Campus da Saúde – CEP: 90620-110 – Porto Alegre - RS, no dia 30/09/2013, das 9 horas às 17 horas. Serão aceitas solicitações enviadas via correio, com data de postagem até 30/09/2013. O resultado da análise do pedido será fornecido pela Secretaria do Programa no dia 07/10/2013.

7.   Para os candidatos que mantiverem vínculo empregatício, apresentar documento, emitido e assinado pelo empregador, que comprove o interesse da instituição para a participação do candidato nas atividades do Mestrado.

8.    Uma cópia do Currículo Lattes, devidamente documentado, período de janeiro de 2008 a setembro de 2013. O Currículo Lattes deve ser impresso diretamente da Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/). Anexar cópia ordenada e numerada dos documentos ou certificados (frente e verso) que comprovem os dados fornecidos, conforme a sequência do Roteiro de Avaliação (Clique AQUI). Somente será homologada a inscrição do candidato cuja documentação esteja ordenada e numerada. Importante: as cópias dos certificados relativos à formação devem contemplar o devido reconhecimento do curso no verso.

9.      Indicação de um nome como provável orientador, dentre os professores com vagas disponíveis, da linha de pesquisa na qual o(a) candidato(a) apresentará o projeto de pesquisa (Clique AQUI).

10.   Três (3) cópias do projeto de pesquisa com até 15 páginas, apresentando a seguinte formatação: digitação do texto em folha A4; fonte Times New Roman 12 e espaço 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm, margens direita e inferior de 2 cm. A estrutura do projeto deverá conter:

· Folha de rosto - título do projeto, indicar a área de concentração, a linha de pesquisa e o eixo temático, nome do candidato e indicação do nome de um provável orientador.

· Introdução – problema de pesquisa, relevância, justificativa da escolha do tema e razões que levam o candidato a estudar o assunto, tendo por base o conhecimento produzido na literatura acerca do objeto e a inserção do candidato na temática.

· Objetivos – apresentação do objetivo geral, podendo desdobrar-se em específicos.

· Revisão da literatura – pode constar como item separado ou fazer parte da introdução.

· Metodologia/Método – tipo de estudo, campo de estudo, população/amostra/sujeitos, coleta de dados, análise de dados e considerações bioéticas.

· Cronograma de execução do projeto.

· Referências – organizadas conforme as normas da ABNT.

Observações

A concessão de bolsas de estudo está condicionada à liberação de quotas ao Programa, sendo distribuídas conforme os requisitos das agências de fomento e de acordo com os critérios vigentes no Programa. A distribuição das bolsas não é objeto deste Edital e deverá ocorrer em momento posterior ao processo seletivo.

Para identificar em qual área de concentração, linha de pesquisa e eixos temáticos o provável orientador está vinculado, consulte seu Currículo Lattes. (Clique AQUI).


PROCEDIMENTOS, CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E INGRESSO

O candidato concorrerá à vaga em uma única área de concentração e em uma única linha de pesquisa. O processo seletivo compreende três etapas e o preenchimento das vagas por orientador obedecerá à classificação do candidato, com base nas notas obtidas nas três etapas.

 1ª Etapa: Análise do currículo

2ª Etapa: Análise do projeto de pesquisa

3ª Etapa: Entrevista

 Todas as etapas são eliminatórias, devendo o candidato atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada etapa. Os quesitos para a classificação final dos candidatos terão os seguintes pesos:

Quesito

Peso

Análise do Currículo (AC)

3,0

Análise do Projeto de Pesquisa (APP)

3,0

Entrevista (E)

4,0

 Além da nota obtida na classificação final, para a ocupação das vagas, será respeitado o número de vagas oferecido por cada orientador, conforme publicado no presente edital.

· Currículo: na análise, serão considerados os critérios descritos no “Roteiro para Avaliação”. Clique AQUI.

· Projeto de Pesquisa: na avaliação, serão considerados os critérios apresentados no documento “Roteiro para avaliação do projeto de pesquisa”. Clique AQUI.

· Entrevista: será realizada por, pelo menos, dois docentes que integram a Comissão de Seleção. O candidato será avaliado quanto a:

- capacidade de comunicação e argumentação;

- defesa do projeto e motivação quanto à escolha do Programa;

- potencialidade do candidato relacionada às exigências do curso;

- pertinência da proposta à área de concentração, à linha de pesquisa e ao eixo temático do provável orientador - indicado pelo candidato;

- disponibilidade e adequação do projeto ao tempo de realização do curso - 24 meses.

 Observações

Ao(s) candidato(s) que for(em) aprovado(s), mas não selecionado(s) para a vaga do orientador indicado, poderá ser ofertado remanejo para outro orientador, da mesma área de concentração, seguindo a ordem decrescente de classificação. Este critério fica condicionado à disponibilidade de vaga e concordância do orientador e do candidato.

No caso de empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate: 1º - melhor classificação na avaliação da entrevista; 2º - melhor classificação na avaliação do projeto; 3º - maior pontuação no currículo (quesito produção intelectual).

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

 

Inscrições

14/10/2013 e 15/10/2013

Publicação da homologação relativa às inscrições

18/10/2013

Prazo para solicitação de recurso referente à homologação das inscrições

21/10/2013

Prazo para devolução do recurso referente à homologação das inscrições

22/10/2013

1ª Etapa – Análise de Currículos

Divulgação dos resultados da análise dos currículos

08/11/2013

Prazo para solicitação de recurso referente à análise dos currículos

11/11/2013

Prazo para devolução do recurso referente à análise dos currículos

14/11/2013

Divulgação dos resultados da 1ª etapa

14/11/2013

2ª Etapa – Análise de Projetos

Análise dos projetos

18/11/2013 a 29/11/2013

Divulgação dos resultados da análise de projetos

03/12/2013

Prazo para solicitação de recurso referente à análise dos projetos

04/12/2013

Prazo para devolução do recurso referente à análise dos projetos

06/12/2013

Divulgação dos resultados da 2ª etapa

06/12/2013

 

3ª Etapa – Entrevistas

Divulgação do cronograma de entrevistas

06/12/2013

Entrevistas

09/12/2013 a 19/12/2013

Divulgação dos resultados da entrevista

19/12/2013

Prazo para solicitação de recurso referente à entrevista

20/12/2013

Prazo para devolução do recurso referente à entrevista

27/12/2013

Divulgação dos resultados da 3ª etapa

27/12/2013

RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

Divulgação dos resultados e classificação dos candidatos

30/12/2013

 

INSTRUÇÕES GERAIS

INSCRIÇÕES: das 9 horas às 17 horas na Secretaria do PPGENF/UFRGS. Serão aceitas inscrições por SEDEX com data de postagem até 15/10/2013. Será permitida a inscrição, mediante instrumento de procuração, desde que acompanhado de documento de identidade do procurador. Na procuração deverá constar a indicação de que a inscrição se refere ao Processo Seletivo do Mestrado do PPGENF/UFRGS.

DIVULGAÇÃO: a divulgação das atividades previstas neste calendário será disponibilizada no mural do PPGENF/UFRGS e na página do Programa            (http://www.ufrgs.br/ppgenf).

RECURSOS: o candidato terá direito a recurso após a divulgação dos resultados, conforme o calendário supra, devendo dirigir-se por escrito ao PPGENF/UFRGS (serão aceitos documentos devidamente assinados e digitalizados, por email). A solicitação será analisada pela Comissão de Seleção e a devolutiva ao candidato ocorrerá por escrito, em prazo especificado no calendário supra.

MATRÍCULAS: as matrículas e início do curso estão previstos para março de 2014.

2ª CHAMADA: em caso de desistência de candidato(s) selecionado(s), será realizada 2ª chamada, seguindo a ordem decrescente de classificação, por vaga do orientador.

Devolução dos DOCUMENTOS: os candidatos poderão retirar documentos entregues por ocasião da inscrição, no período entre 10/01/2014 e 20/02/2014, na Secretaria do PPGENF/UFRGS. Após essa data, os documentos serão descartados.

 

MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO: Dr. Leandro Barbosa de Pinho (Presidente), Dra. Gisela Maria Schebella Souto de Moura, Dra. Isabel Cristina Echer, Dra. Lisiane Manganelli Girardi Paskulin, Dra. Lilian Cordova do Espírito Santo e Dra Sonia Beatriz Coccaro de Souza.

 Nota: por motivos administrativos, a Profa Dra Isabel Cristina Echer substituiu a Profa Dra Maria Luzia Chollopetz da Cunha nesta Comissão, a contar de 19/09/2013.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

UFRGS – ESCOLA DE ENFERMAGEM – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Campus da Saúde – CEP: 90620-110

Porto Alegre, RS – Fone/Fax: (XXX) 51 3308-5081 – E-mail: ppgenf@ufrgs.br

Homepage: http://www.ufrgs.br/ppgenf

 

 Porto Alegre, 09 de setembro de 2013.

 

  

Prof. Dr. Leandro Barbosa de Pinho

Presidente da Comissão de Seleção ME

 

  

Profa. Dra. Maria da Graça Corso da Motta

 Coordenadora do PPGENF/UFRGS



IMPRIMIR EDITAL

Ações do documento

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre - RS - Brasil

CEP: 90620-110 - Fone/Fax: +55 51 3308.5081 - E-mail: ppgenf@ufrgs.br