Áreas de concentração e linhas de pesquisa

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA[1]

 

POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM

(Área de Concentração)

Ementa: Abrange temáticas relacionadas às políticas públicas e atenção a indivíduos e grupos. Analisa a produção, organização e avaliação em saúde e enfermagem. Contempla estudos referentes à promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem.

 

LINHAS DE PESQUISA

1. Enfermagem e Saúde Coletiva

Ementa: Desenvolve estudos sobre políticas públicas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem na perspectiva da saúde coletiva.

Eixos Temáticos: Atenção em Saúde. Avaliação em Saúde. Processo de trabalho em Saúde e Enfermagem. Integralidade em Saúde. Desigualdades sociais e de Saúde. Utilização de Serviços de Saúde. Rede de atenção à saúde. Envelhecimento e Saúde. Saúde e Ambiente. Promoção da Saúde.

Docentes: Adriana Roese Ramos, Cristianne Maria Famer Rocha, Deise Lisboa Riquinho, Idiane Rosset, Lisiane Manganelli Girardi Paskulin, Maria Alice Dias da Silva Lima, Regina Rigatto Witt e Stela Nazareth Meneghel.

 

2. Gestão em saúde e enfermagem e organização do trabalho

Ementa: Desenvolve estudos sobre gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem, organização do trabalho e interfaces relacionadas.

Eixos Temáticos: Gestão/gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem. Segurança em Saúde. Organização do trabalho. Liderança e processo grupal. Saúde do trabalhador.

Docentes: Ana Maria Muller de Magalhães, Daiane Dal Pai, Gisela Maria Schebella Souto de Moura, Juliana Petri Tavares e Sônia Beatriz Cócaro de Souza.

 

3. Saúde mental e enfermagem

Ementa: Compreende estudos referentes à saúde mental e enfermagem, os processos de construção e implementação de políticas e práticas em saúde mental, avaliação de serviços e o cuidado a indivíduos e coletivos.

Eixos Temáticos: Políticas de saúde mental. Avaliação de serviços de saúde mental. Rede de atenção em saúde mental. Cuidado em saúde mental. Processo de trabalho em saúde mental. Saúde mental na escola. Saúde mental e Família. Saúde mental na atenção básica. Saúde mental e grupos. Prazer e sofrimento no trabalho.

Docentes: Agnes Olschowsky, Cíntia Nasi, Christine Wetzel, Elizeth Paz da Silva Heldt, Jacó Fernando Schneider, Leandro Barbosa de Pinho, Marcio Wagner Camatta e Maria de Lourdes Custódio Duarte.

 

CUIDADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE

(Área de Concentração)

Ementa: Abrange temáticas relacionadas ao cuidado e práticas de enfermagem nas diferentes fases do desenvolvimento humano no processo saúde e adoecimento. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano no contexto histórico, social e cultural.

 

LINHAS DE PESQUISA

1. Cuidado de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família

Ementa: Integra e produz conhecimentos relacionados ao cuidado e práticas de enfermagem na saúde da mulher, criança, adolescente e família com a finalidade de compreender o processo saúde e adoecimento e propor intervenções em enfermagem e saúde.

Eixos Temáticos: Saúde da Mulher nas etapas da vida e sua relação com o contexto familiar e sócio-cultural. Saúde Reprodutiva. Aleitamento Materno. Saúde do recém-nascido, criança, adolescente e família. Processo de crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente e sua relação com família e o contexto sócio-cultural. Processos históricos e do ensino-aprendizagem relacionados à saúde da mulher, criança, adolescente e família.

Docentes: Helga Geremias Gouveia, Letícia Becker Vieira, Maria da Graça Corso da Motta, Maria Luzia Chollopetz da Cunha e Wiliam Wegner.

 

2. Tecnologias do cuidado em enfermagem e saúde

Ementa: Pesquisa o cuidado em enfermagem e saúde nos diversos níveis de complexidade. Desenvolve e analisa métodos, instrumentos e tecnologias em enfermagem, saúde e educação. Considera o ser humano em sua condição existencial no contexto histórico, social e cultural.

Eixos Temáticos: O cuidado em enfermagem. Processo de enfermagem e sistemas de classificação. Processos e sistemas de informação e comunicação em saúde. Tecnologias, conceitos e modelos de cuidado em enfermagem. Aspectos clínicos, econômicos e sociais da utilização de tecnologias em educação e saúde. Artefatos culturais relacionados com a saúde, educação e enfermagem.

Docentes: Ana Luisa Petersen Cogo, Amália de Fátima Lucena, Eneida Rejane Rabelo da Silva, Isabel Cristina Echer, Karina de Oliveira Azzolin, Maria da Graça Oliveira Crossetti, Maria Henriqueta Luce Kruse, Mariur Gomes Beghetto e Miriam de Abreu Almeida.



[1] Versão atualizada em 12/09/2016. Vigência a partir de 2016/2.

Ações do documento

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua São Manoel, 963 - Sala 205 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre - RS - Brasil

CEP: 90620-110 - Fone/Fax: +55 51 3308.5081 - E-mail: ppgenf@ufrgs.br