Proposta e histórico

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi criado em 1981 com a implementação do curso de MESTRADO EM FILOSOFIA. Alguns anos mais tarde, em 1988, foi criado o DOUTORADO EM FILOSOFIA, sendo este o mais antigo da região sul do país. O curso é reconhecido pela CAPES e recebeu NOTA 5 na última avaliação quadrienal (2013-2016).  

As atividades de pesquisa são desenvolvidas pelo Programa de forma autônoma ou em parcerias mediante a elaboração e execução de projetos nas áreas de Filosofia e afins. Os cursos de Mestrado e Doutorado têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento e para a produção de conhecimento filosófico. Os cursos de Mestrado e Doutorado têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento e para a produção de conhecimento filosófico. A conclusão de curso de graduação é pré-requisito para o ingresso noS cursos de Mestrado e Doutorado. O curso de Mestrado não constitui, necessariamente, pré-requisito para o de Doutorado.

 Se empregarmos aqui o modo como a própria CAPES, em seu Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, compreende a natureza e função de uma universidade pública de tipo humboldtiano, podemos afirmar que o PPGFIL sempre possuiu por aptidão a formação com qualidade de professores e pesquisadores voltados para o sistema brasileiro de ensino e pesquisa. Nos últimos anos, foram introduzidas mudanças que visaram conferir maior agilidade e eficiência ao programa sem, contudo, afastá-lo dos princípios e comprometimentos básicos que o marcaram em sua história.