Estrutura administrativa

Comissão Coordenadora

A estrutura acadêmico-administrativa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia é composta por um Conselho de Pós-Graduação, uma Comissão de Pós-Graduação, um Coordenador e um Coordenador Substituto.

 O CONSELHO DE PÓS-GRADUAÇÃO é constituído pelos Docentes Permanentes do Programa pertencentes ao quadro da UFRGS e pela representação discente nos termos da lei.  O Conselho de Pós-Graduação reúne-se por convocação do Coordenador do Programa ou por solicitação de 1/3 (um terço) dos seus membros e delibera por maioria simples, presente a maioria absoluta dos seus membros.

A COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO é constituída pelo Coordenador do Programa, pelo Coordenador Substituto, por dois representantes docentes e pela representação discente na forma da lei. Atualmente, a composição da Comissão é a seguinte:

  •  Coordenador: Alfredo Storck
  • Vice-Coordenador: Paulo Baptista Caruso MacDonald
  • Eros Moreira Carvalho
  • Raphael Zillig
  • Representação discente
CONTATO:

Núcleo Administrativo

Desde o dia 01/08/2019 as secretarias dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social, Ciência Política, Ensino de História, Filosofia, História, Políticas Públicas e Sociologia passaram a ser atendidas pelo Núcleo Acadêmico Administrativo de Pós-Graduação (NUCADMPG) na seguinte lógica de funcionamento: 

NUCADMPG

  • Local: Sala 205 - Prédio 43322 (em cima do ILEA) - IFCH - Campus do Vale
  • Horário de Atendimento: 09h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00
  • Plantão Noturno: Quintas-feiras das 17h00 às 19h00 (válido no período de aulas 2019/2)

 

DIVISÕES DAS EQUIPES E ATRIBUIÇÕES

Divisão de Atendimento e Protocolo (DAP)

    • Responsáveis: Lucas Greff Dias e Rosemeri Nunes Feijó
    • Bolsistas: Carl, Diego, Isadora , Marina
    • Fone: 3308-8220
    • E-mail: atendimento-ppgifch@ufrgs.br (atendimento geral)

ppgifch@ufrgs.br (uso institucional oficial e atendimento de coordenadores/as)

Atribuições:
  • Assessoria Administrativa às coordenações dos PPGs;
  • Atendimento à comunidade acadêmica e externa;
  • Protocolo de solicitações;
  • Gestão de agendas, espaço físico (salas) e equipamentos;
  • Autorizações de Estacionamento;
  • Prestação de informações gerais sobre os cursos.
  • Entrega/retirada de documentos/coleta de assinatura

 

 Divisão de Recursos Financeiros (DRF)

Atribuições:
  • Execução e acompanhamento dos recursos financeiros de cada PPG
  • Prestação de contas;
  • Editais financeiros;
  • Auxílio Financeiro a discentes, docentes e pessoas externas;
  • Cadastro/Cancelamento/Suspensão de Bolsas;
  • Realização de orçamentos/ serviços/ compras de materiais.

 

Divisão de Registros Acadêmicos (DRA)

    • Responsáveis: Alanna de Jesus Teixeira e Vivian Cristine SaldanhaAyres
    • Bolsistas: Lidiane e Maitê
    • Fone: 3308-8218
    • E-mail: registros-ppgifch@ufrgs.br

Atribuições:

  • Registros acadêmicos e cadastros de alunos, professores e pessoas externas;
  • Credenciamento de docentes;
  • Registros de Estágio Docência;
  • Procedimentos para Expedição de Diploma;
  • Emissão de Históricos, Declarações e Atestados;
  • Matrículas e cancelamentos de disciplina.

 

Divisão de Apoio Acadêmico (DAC)

  • Responsáveis: Anibal Ricardo Gonçalves Alvarez, Yuri F. van der Halen Pitta e Marcelo Kochenborger Scarparo
  • Bolsistas: Douglas, Germano, Isadora, Rafael e Vitor
  • Fone: 3308-8219
  • E-mail: apoio-ppgifch@ufrgs.br

Atribuições:

  • Bancas de Exame de Qualificação e de Defesas de Tese/ Dissertação;
  • Registros Plataforma Sucupira (Coleta CAPES);
  • Divulgações de Rede;
  • Atualizações dos sites;
  • Organização de Eventos;
  • Apoio a Processos Seletivos e editais diversos.