Curso

MESTRADO

De acordo com a nova versão do Regimento do PPGFIL, aprovada em 2014 e em conformidade com a legislação superior da própria UFRGS, os requisitos para obtenção dos títulos de mestre em Filosofia são os seguintes:

Art. 21 – Para obtenção do título de Mestre em Filosofia, deverão ser cumpridos os seguintes requisitos:

I – integralizar, pelo menos, 20 (vinte) créditos em disciplinas do Curso;

II– demonstrar proficiência em uma Língua Estrangeira (dentre Alemão, Inglês e Francês) comprovada até, no máximo, o 23º (vigésimo terceiro) mês de curso;

III – elaborar e obter aprovação da Dissertação de Mestrado, nos termos dos Artigos 22 e 26;

IV – atender às demais exigências constantes em Resoluções da Comissão de Pós-Graduação.

Parágrafo único – A avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira será realizada pelo Instituto de Letras desta Universidade.

 

DEMAIS EXIGÊNCIAS: 

1) TEMPO DE TITULAÇÃO

No prazo mínimo de 12 (doze) meses e máximo de 24 (vinte e quatro) meses, contados do ingresso no curso, a Dissertação de Mestrado deverá ser apresentada à Comissão de Pós-Graduação para fins de encaminhamento à Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado.  A Comissão de Pós-Graduação poderá admitir prorrogação de, mediante solicitação justificada do orientador acompanhada de Relatório circunstanciado de atividades e de cópia da versão preliminar da dissertação. (cf. Regimento Art. 22)

2) PUBLICAÇÃO

Mestrado: apresentar comprovação de ao menos um resumo publicado, ou aceito para publicação, em anais de evento (cf. Resolução 02/2017).

3) ESTÁGIO DOCÊNCIA

O estágio docência para mestrandos deverá ser realizado preferentemente no terceiro ou quarto semestres do pós-graduando no curso por meio de matrícula na disciplina de Estágio Docência para Mestrandos (cf. Resolução  03/2011).

4) RELATÓRIOS ANUAIS DISCENTES 

A entrega dos Relatórios Anuais Discentes sobre o andamento do curso e da pesquisa  deve ser feita anualmente em data fixada no Cronograma do PPGFIL. 

5) APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

 O aproveitamento de créditos cursados em outros cursos ou programas de pós-graduação deverá ser solicitado diretamente à Comissão de Pós-Graduação em formulário específico acompanhado de manifestação positiva do/a orientador/a de mestrado ou doutorado. (cf. Resolução 02/2020).