Doutorado

 Nosso curso de doutorado (stricto sensu) tem duração mínima de dois anos e máxima de quatro anos. 

Para ingressar no programa, o candidato deve aguardar a divulgação de edital de seleção e realizar o processo seletivo (que consiste em uma prova de conhecimentos em Fisiologia, defesa de projeto de pesquisa original e análise de currículo Lattes). Quanto à prova de conhecimentos, o conteúdo a ser cobrado estará descrito no edital (com sugestão de bibliografia para estudo).

O projeto de pesquisa a ser submetido à avaliação deve ter no máximo 10 páginas (em letra Arial, fonte 12, espaçamento 1,5), não esquecendo: introdução, hipótese, objetivos, material e métodos, estatística, "n" amostral, cronograma, descarte de resíduos, aspectos éticos e referências, orçamento. Também deverá ser apresentado um plano de Trabalho do Doutorado, onde o aluno deverá especificar as ações (cronograma contendo a realização das atividades acadêmicas e etapas do desenvolvimento do projeto) no período máximo de 48 meses. 

A aprovação no processo seletivo dá ao candidato o direito de ser matriculado como aluno, mas não garante uma bolsa de estudos. O número de bolsas depende da disponibilidade das agências de fomento do governo (Capes e CNPq). Aquele aluno que for contemplado com bolsa de estudos deverá trabalhar com regime de dedicação exclusiva (conforme normas das agências reguladoras). 

Quanto à carga horária do curso, o doutorado exige um mínimo de 24 créditos (sendo cada crédito correspondente a 15 horas/aula). Há disciplinas que são obrigatórias para quem não fez o mestrado: FISIOLOGIA (teórica, dividida em módulos) e PRÁTICA DE ENSINO (prática). Já a disciplina SEMINÁRIOS (onde o aluno apresenta um seminário ao público e também deve assistir à apresentações de colegas) é obrigatória para todos os doutorandos. 

É necessária a proficiência em duas línguas estrangeiras para obter o título de doutor (sendo que uma delas obrigatoriamente é o Inglês -- que pode ser aproveitado do mestrado, caso o aluno tenha em seu histórico). Estas proficiências podem ser feitas dentro da UFRGS ou em outra instituição que seja aceita pela universidade. 

Ao final, o aluno deverá ter condições de publicar sua tese. A tese de doutorado deverá ser acompanhada de um artigo científico (publicado ou aceito para publicação em revista especializada) e de um artigo submetido. Os resultados apresentados nos artigos deverão ser originados do seu trabalho experimental durante o período de realização do doutorado e o aluno deve constar como primeiro autor.

Cumpridos todos os requisitos, o aluno é titulado doutor em fisiologia. 

 

Fale com a gente (talk to us)

ppgfisio@ufrgs.br
Fone:  3308 3453
 
Horário de Atendimento: 
de segunda à sexta-feira, 
das 9h30 às 12h30
e das 13h30 às 18h30
---------------------------------------

Phone Number/Nuestro teléfono:
55-51-3308-3453