Linhas de Pesquisa

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO APRENDIZADO E MEMÓRIA

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar a neurobiologia do aprendizado e da memória, os mecanismos de sinalização e plasticidade sináptica, e de transdução intracelular de sinal, que subjazem a manutenção de memórias. Propões investigar os processos mnemônicos (formação, consolidação, evocação, persistência e extinção da memória) em situações normais e em situações patológicas, abordando, também, o efeito de intervenções em diversas etapas da vida, como as intervenções na relação mãe-filhote, e de terapias neuroprotetoras, preventivas e/ou de recuperação da função.

Prof. Dr. Fernando Benetti

e-mail: fernando.benetti@ufrgs.br
Fone: (051) 3308-3365

Profa. Pâmela Billig Mello-Carpes

e-mail: panmello@hotmail.com;
pamelacarpes@unipampa.edu.br

Prof. Weber Cláudio Francisco Nunes da Silva

e-mail:  wwwclaudion@gmail.com

BIOLOGIA CELULAR APLICADA AO CÂNCER

Busca analisar diferente aspectos do comportamento de células tumorais e do microambiente tumoral através de ensaios bioquímicos, análise morfológica, técnicas 2D e 3D de cultivo celular, além do uso de técnicas avançadas de microscopia

Prof. Dr. Marcelo Lazzaron Lamers

CÉLULAS-TRONCO E NANOMEDICINA PARA A ENGENHARIA DE TECIDOS E MEDICINA REGENERATIVA

Produção de biomateriais nanoestruturados que podem ser usados como moldes ou suporte para células-tronco.

Profa. Dra. Patrícia Pranke
E-mail: patriciapranke@ufrgs.br
Telefone de contato: 3308-5257

CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR

Dissociação e reconstituição de membranas de células-tronco mesenquimais para geração de vesículas. Estudo das partículas de membrana de células-tronco mesenquimais e seu meio condicionado em modelos animais de doenças inflamatórias intestinais. Avaliação do efeito do meio condicionado e de partículas de membrana de células-tronco mesenquimais sobre a polarização de macrófagos.

Estudo in vitro do efeito das drogas sofosbuvir e daclatasvir em HepG2, GRX, Jurkat E6 Clone, THP-1 e em células mesenquimais derivadas de placenta humana.

Profa. Dra. Ana Helena da Rosa Paz

E-mail: anahpaz@gmail.com

ECOTOXICOLOGIA - TOXICIDADE DE EFLUENTES INDUSTRIAIS LÍQUIDOS

Estudo da neurotoxicidade induzida por materiais produzidos e liberados pela ação antrópica.

Profa. Dra. Ionara Rodrigues Siqueira

E-mail: ionara@ufrgs.br
Fone: 3308-3121 e 3308-3938

ELETROFISIOLOGIA DE TECIDOS ENDÓCRINOS

Através da técnica de registro intracelular, é feita a análise dos efeitos de hormônios, como FSH ou testosterona, sobre o potencial de membrana em células de Sertoli isoladas ou em cultura.

Profa. Dra. Eloísa da Silveira Loss

email: eloss@ufrgs.br
Fone: 3308-3302

ENDOCRINOLOGIA E METABOLISMO

Efeito de dietas, do jejum, da anoxia e da insulina sobre o metabolismo intermediário em crustáceos. Estudo dos receptores insulínicos e transdução do sinal insulínico em crustáceos e vertebrados.

Profa. Dra. Roselis Silveira Martins da Silva

E-mail: roselis@ufrgs.br
Fone: 3308-3623

ENSINO DE FISIOLOGIA

Esta linha de pesquisa busca rever as atuais abordagens do ensino de Fisiologia e propõe investigar novas formas de construção do conhecimento nesta disciplina nos diversos níveis educacionais, além de propor formas de divulgação, popularização e inserção da Fisiologia no contexto escolar.

Profa. Pâmela Billig Mello-Carpes
E-mail: panmello@hotmail.com;
pamelacarpes@unipampa.edu.br

Profa. Dra. Maria Flávia Marques Ribeiro

E-mail: mflavia@ufrgs.br

ESTEROIDES SEXUAIS E MECANISMOS DE PROLIFERAÇÃO CELULAR

Estudo dos mecanismos moleculares de ação de esteroides sexuais na proliferação de células alvo. Análise de possível interação entre hormônios esteroides, peptídicos, fatores de crescimento, nutricionais e metabólicos nos processos de formação tumoral.

Profa. Dra. Ilma Simoni Brum da Silva

e-mail: ilma@ufrgs.br
Fone: 3308-3559

ESTRESSE CRÔNICO E OBESIDADE

Busca avaliar o efeito da associação de estresse crônico e dieta hipercalórica em parâmetros morfológicos, bioquímicos e comportamentais

e-mail: 00087605@ufrgs.br

FARMACOLOGIA DA DOR

Busca avaliar as repercussões de eventos adversos, tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos sobre aspectos neuroquímicos, moleculares e comportamentais, visando elucidar os mecanismos envolvidos nos processos dolorosos e contribuir para o desenvolvimento de condutas terapêuticas eficazes em presença de dores. Tal linha de pesquisa está centrada no estudo do papel fisiopatológico dos sistemas opióide, adenosinérgico, colinérgico e glutamatérgico.

FARMACOLOGIA DA DOR EM RATOS JOVENS

Busca avaliar o impacto da administração de fármacos em animais jovens e consequências comportamentais e bioquímicas, visando elucidar mecanismos envolvidos e contribuir para o desenvolvimento de condutas terapêuticas.

FISIOLOGIA CELULAR

Expressão de proteínas de choque térmico (HSP70): seu papel na regulação da funçção das células beta pancreáticas, no diabete mellitus, no exercício físico, no sistema imunológico, na AIDS – 2) Prostaglandinas ciclopentenônicas na aterosclerose: efeitos sobre o metabolismo lipídico de células da parede vascular e seu impacto para o desenvolvimento da aterosclerose em modelos animais – 3) Metabolismo da glutamina e arginina em situações inflamatórias.

Prof. Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr.

www.ufrgs.br/fisiologia/fisiologiacelular
E-mail: pauloivo@ufrgs.br ou fisiologia.celular@ufrgs.br
Fone: (51) 3308.3151;
Fax/recados: (51) 3308.4555

FISIOLOGIA DIGESTIVA

Estudo de fisiologia digestiva, do estresse oxidativo e do uso de antioxidantes em diferentes modelos experimentais tais como cirrose, hipertensão portal, diabetes e colites avaliando diferentes mecanismos de ação.

Profa. Dra. Norma Anair P. Marroni

E-mail: nmarroni@terra.com.br
Fone: 2101-8937

FISIOLOGIA DO LISOSSOMO E SUAS PERTURBAÇÕES

O lisossomo e as proteases lisossomais estão envolvidas em uma série de processos fisiológicos, incluindo morte celular programada, invasividade de tumores e auto-imunidade. Esta linha de pesquisa procura desvendar o papel do lisossomo em patologias complexas, incluindo doenças genéticas (como as doenças lisossômicas de depósito) e multifatoriais (como o câncer e a artrite reumatóide). O papel de proteases lisossomais na patogênese destas enfermidades é um dos focos do trabalho. Por fim, o desenvolvimento de tratamentos para estas condições, baseados em terapia gênica, reposição enzimática ou pequenas moléculas também é abordado.

Prof. Dr. Guilherme Baldo

E-mail: guibaldo@ig.com.br
Fone: 3308-3671

FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM ENDOCRINOLOGIA GINECOLÓGICA

Estudo sobre a fisiopatologia e aspectos genético-moleculares do eixo hipotálamo-hipófise-ovários-trato genital, interações com função de outras glândulas endócrinas, incluindo processo de puberdade feminino, função gonadal e reprodutiva na mulher, aspectos relacionados com climatério, envelhecimento.

Profa. Dra. Poli Mara Spritzer

E-mail: spritzer@ufrgs.br

ISQUEMIA CEREBRAL

Estudo das consequências neuroquímicas, morfológicas e comportamentais de episódios isquêmicos centrais globais em ratos.

Prof. Dr. Carlos Alexandre Netto

E-mail: alexneto@ufrgs.br
Fone: 3308-5577

MECANISMOS DE AÇÃO DOS ESTEROIDES SEXUAIS E SISTEMA REPRODUTIVO

Caracterização dos mecanismos moleculares de ação de esteróides sexuais sobre a proliferação e diferenciação de tecidos alvo. Estudo dos mecanismos neuro-endócrinos de controle da secreção hormonal: implicações fisiopatológicas e terapêuticas.

Profa. Dra. Poli Mara Spritzer

E-mail: spritzer@ufrgs.br

METABOLSIMO CELULAR E EXERCÍCIO FÍSICO

Essa linha de pesquisa se propõe a estudar os efeitos metabólicos, moleculares e imunológicos do exercício físico na saúde e em diferentes condições, tais como a obesidade, o diabetes entre outras. Para isso utilizamos modelos de treinamento com animais e, em parceria com a Escola de Educação Física da UFRGS, e com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, conduzimos estudos em humanos.

Professor Dr. Mauricio Krause

Email: mailto:mauricio.krause@ufrgs.br

Fone: (51) 33083365

METABOLISMO E ENDOCRINOLOGIA DE INVERTEBRADOS

Estudo do metabolismo intermediário de crustáceos sob diferentes condições experimentais. Estudo dos mecanismos moleculares e funcionais da insulina e seus receptores. Estudo do hormônio hiperglicemiante de crustáceo.

METABOLISMO E FUNÇÃO RENAL EM MAMÍFEROS

Estudo da via gliconeogênica no rim de ratos submetidos ao jejum e avaliação da função renal em ratos diabéticos. Estudo do metabolismo de lipídios em mamíferos marinhos. Estudo do efeito da DHEA dobre o sistema nervoso central, musculo e rim de ratos jovens e velhos.

METABOLISMO INTERMEDIÁRIO EM VERTEBRADOS

Avaliação de tratamento com hormônios ou com extratos de plantas sobre o metabolismo intermediário de ratos. Estudo do metabolismo intermediário de peixes frente à ação de hormônios ou diferentes dietas. Prof. Dr. Luiz Carlos Rios Kucharski

MODULAÇÃO DA FUNÇÃO NEURAL POR ESTEROIDES NEUROATIVOS

Esta linha de pesquisa estuda os efeitos e mecanismos de ação dos neuroesteróides sobre a plasticidade do sistema nervoso central de ratos, especialmente no hipotálamo. Atualmente, tem-se investigado a modulação da função neural por desidroepiandrosterona e por progesterona, buscando esclarecer seus efeitos sobre vias de sinalização intracelular neuroprotetoras, metabolismo da glicose, controle do comportamento alimentar e comportamento tipo depressivo. Os principais modelos utilizados são a obesidade induzida por dieta hipercalórica, o nado forçado e o envelhecimento.

Profa. Dra. Maria Flávia Marques Ribeiro

E-mail: mflavia@ufrgs.br

NEUROENDOCRINOLOGIA E METABOLISMO EM CRUSTÁCEOS

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar as moléculas sinalizadoras (hormônios e neurotransmissores) que controlam o metabolismo de crustáceos."

Profa. Dra. Anapaula Sommer Vinagre

E-mail: apvinagre@uol.com.br
Fone: 3308-3623

NEUROFISIOPATOLOGIA DA INFLAMAÇÃO

Estudo dos mecanismos neuroinflamatórios agudos e crônicos, e seu papel na ontogênese de processos neurodegenerativos, tais como demências após acidentes isquêmicos e/ou hemorrágicos cerebrais, ou doença de Alzheimer. Objetiva investigar os mecanismos de ativação da micróglia e de sua resposta a agentes inflamatórios, e as consequências da produção de radicais livres e citocinas para o parênquima circundante e para o desempenho cognitivo de ratos sujeitos a um quadro neuroinflamatório. Possibilita a busca por potenciais fármacos, oriundos de produtos naturais e administrados com ou sem uso de métodos nanotecnológicos, capazes de prevenir e/ou tratar déficits cognitivos decorrentes de eventos neuroinflamatórios agudos e crônicos.

Prof. Weber Cláudio Francisco Nunes da Silva
E-mail: wwwclaudion@gmail.com

NEUROPROTEÇÃO

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar o papel de esteroides neuroativos: progesterona e desidroepiandrostenediona na modulação da homeostase redox em diferentes modelos experimentais.

Alex Sander da Rosa Araújo

E-mail: 00029242@ufrgs.br
Fone: 3308 3621

Fernando Benetti
E-mail: fernando.benetti@ufrgs.br
Fone: (051) 3308-3365

Maria Flavia Marques Ribeiro
E-mail: mflavia@ufrgs.br

OSMORREGULAÇÃO E ENDOCRINOLOGIA DE INVERTEBRADOS

Estudo do metabolismo de carboidratos e de proteínas em crustáceos sob diferentes condições experimentais. Estudo dos mecanismos moleculares e funcionais da insulina e seus receptores. Estudo do hormônio hiperglicemiante de crustáceo. Estudo do metabolismo intermediário de aranhas.

Fone: 3308-3505

PADRÃO TEMPORAL DE ATIVIDADE DE DISTINTOS MEDIADORES QUÍMICOS NA DOR NEUROPÁTICA

Determinar as possíveis variações temporais de distintas moléculas no sistema nervoso central de vertebrados submetidos à lesão do nervo ciático.

Profa. Wania Aparecida Partata

E-Mail: partataw@gmail.com
Fone: 3308-3305

PAPEL DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA SOBRE A EPILEPSIA

A relação de mediadores inflamatórios sobre o processo epileptogênico.

Profa. Dra. Adriana Simon Coitinho

E-mail: adriana.simon@ufrgs.br
Telefone de contato: 3308-4497

PREJUÍZO COGNITIVO E NEUROTOXICIDADE ASSOCIADOS AO ACÚMULO DE FERRO ENCEFÁLICO

Estudos demonstram a ocorrência de acúmulo de ferro em regiões encefálicas específicas de pacientes acometidos por doenças neurodegenerativas. Além disso, existe uma associação entre a quantidade de ferro em regiões encefálicas e o desempenho em tarefas cognitivas em humanos. Nesta linha de pesquisa utilizamos um modelo animal de sobrecarga de ferro para investigar as alterações funcionais e celulares induzidas pela sobrecarga com ferro em ratos. Este modelo também é utilizado para a investigação de substâncias potencialmente neuroprotetoras e/ou melhoradoras da memória.

Profa. Dra. Nadja Schröder

e-mail: nadja_s@terra.com.br

RADICAIS LIVRES DE OXIGÊNIO

Estudo dos efeitos de radicais livres de oxigênio em sistemas biológicos, suas implicações na fisiologia e fisiopatologia cardiovascular em diferentes modelos biológicos.

Profa. Dra. Adriane Belló-Klein

E-mail: belklein@ufrgs.br
Fone: 3308-3621

ASPECTOS CELULARES E MOLECULARES DA NEUROFISIOLOGIA

Esta linha de pesquisa investiga como a inter-relação entre alterações estruturais, moleculares e metabólicas afeta a função do sistema nervoso em condições normais e patológicas e frente a diferentes tipos de insulto. A partir disso, o uso de possíveis agentes neuroprotetores é avaliado. Os principais modelos experimentais incluem: 1- o modelo in vivo de hipóxia-isquemia cerebral neonatal; 2- o modelo in vitro de fatias de tecido cerebral ("brain slices") expostas a diferentes meios de incubação para a avaliação de processos celulares em tempo real.

Prof. Dr Luciano Stürmer de Fraga

Email: mailto:lucianof@ufrgs.br

Fone: (51) 3308.3960

NEUROESTEROIDES E NEUROPROTEÇÃO

Essa linha de pesquisa tem como objetivo o estudo das ações neuroprotetoras de neuroesteroides e agentes reguladores do processo de esteroidogênese em diferentes modelos experimentais, incluindo modelos de doenças neurodegenerativas e de isquemia cerebral, tanto in vitro quanto in vivo.
Prof. Dr. Bruno Dutra Arbo