FISIOLOGIA CELULAR

Estudos sobre a fisiologia da célula em estados normais e patológicos. Biologia da célula, diferenciação celular, processos de tumorigênese, modificações na expressão gênica e proteica frente a diferentes situações, com aplicação na saúde humana.

Profa. Dra. Ana Helena da Rosa Paz
E-mail: anahpaz@gmail.com

Biologia das células-tronco mesenquimais, bem como seu uso no tratamento de doenças inflamatórias intestinais e outras condições patológicas.

Prof. Dr. Marcelo Lazzaron Lamers
E-mail:  marcelo.lamers@ufrgs.br

Biologia celular do câncer de cabeça e pescoço, especialmente o câncer espinocelular oral. Estudos de migração celular, alterações de expressão gênica,  características bioquímicas e biomecânicas do tumor e do microambiente tumoral.

Profa. Dra. Patrícia Pranke
E-mail: patriciapranke@ufrgs.br

Criação de biomateriais, com ou sem o uso de células e moléculas bioativas, através da utilização de diversas tecnologias, como a nanotecnologia, impressão 3D e bioimpressão.

Na medicina regenerativa, tais implantes atuam na interface com os tecidos receptores do organismo, gerando respostas fisiológicas do organismo.

------------------------------

Prof. Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr.
E-mail: ou  fisiologia.celular@ufrgs.br

Estudos em doenças crônico-degenerativas de natureza inflamatória, como doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurodegenerativas. Os trabalhos envolvem tanto estudos in vitro, em modelos animais e em humanos. Embora o foco do laboratório seja o funcionamento  de células (Fisiologia Celular), os trabalhos têm como objetivo trazer novos conhecimentos que permitam o combate a doenças que afetam a população.

---------------------------------

Profa. Ilma Simoni Brum da Silva

Biologia celular e molecular do câncer de próstata. Estudos em cultura primária de pacientes com câncer e hiperplasia benigna, buscando marcadores moleculares de diferenciação entre ambos.

---------------------------------

Prof. Maurício da Silva Krause

Estudos do metabolismo celular e exercício físico. Efeitos metabólicos, moleculares e imunológicos do exercício físico na saúde e em diferentes condições, tais como a obesidade, o diabetes, doenças cardiovasculares, renais, respiratórias, entre outras. Para isso utilizamos modelos de treinamento com animais e, em parceria com a Escola de Educação Física da UFRGS, e com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, conduzimos estudos em humanos.

----------------------------------