FISIOPATOLOGIA

Mecanismos bioquímicos, fisiológicos e moleculares envolvidos em condições selecionadas, e desenvolvimento de tratamentos para estas condições.

 

Prof. Dr. Guilherme Baldo
E-mail: 

Processos envolvidos na fisiopatologia de doenças lisossômicas de depósito e desenvolvimento de tratamentos baseados em terapia gênica, edição de genes, reposição enzimática ou pequenas moléculas: estudos in vitro, em modelos animais e estudos clínicos.
---------------------------------


Prof. Dr. Guilhian Lepnitz
E-mail:

Avaliação de mecanismos fisiopatológicos observados em aminoacidopatias e acidemias orgânicas. Uso de modelos experimentais in vivo e in vitro para avaliar os efeitos dos metabólitos que se acumulam nessas doenças sobre a homeostase energética e redox, função mitocondrial e vias de sinalização celulares, bem como efeitos de compostos antioxidantes, substratos energéticos e antagonistas glutamatérgicos em modelos de doenças metabólicas hereditárias. 
----------------------------------

Profa. Dra. Adriane Belló Klein
E-mail:

Mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da insuficiência cardíaca direita e esquerda. São explorados o remodelamento histológico cardíaco e vascular,  alterações hemodinâmicas, mudanças do tônus autonômico e sistema renina-angiotensina, vias de sinalização intracelular e alterações do estado redox celular. Objetiva-se também compreender novos mecanismos de ação antioxidante de produtos naturais, como derivados da uva e do mirtilo. 

Fale com a gente (talk to us)

ppgfisio@ufrgs.br
Fone:  3308 3453
 
Horário de Atendimento: 
de segunda à sexta-feira, 
das 9h30 às 12h30
e das 13h30 às 18h30
---------------------------------------

Phone Number/Nuestro teléfono:
55-51-3308-3453