NEUROFISIOLOGIA

Funcionamento do sistema nervoso. Estudos de eletrofisiologia, neuroanatomia, neurobiologia, neuroendocrinologia e neuroimunologia e avaliação de intervenções terapêuticas.


Prof. Dr. Carlos Alexandre Netto

E-mail: alexneto@ufrgs.br

Estudos de mecanismos de morte celular e neuroproteção em modelos de patologias neurológicas, como a isquemia cerebral no adulto e em recém-nascidos e a lesão raquimedular, bem como no processo de senescência. Estudo da neuroplasticidade, a função glial e a modulação inflamatória, tendo como desfecho final a recuperação funcional, cognitiva ou motora após tratamentos farmacológicos, com moléculas inovadoras, e não farmacológicos, como o exercício físico, a estimulação ambiental e o treinamento de habilidade.
---------------------------------

Prof. Dr. Fernando Benetti
E-mail: Aspectos fisiológicos do aprendizado e da memória. Efeitos de intervenções neurobiológicas como deprivação maternal no desenvolvimento do sistema nervoso central e suas consequências.  Mecanismos de consolidação e reconsolidação da memória. Neuroproteção.
---------------------------------- 


Prof. Dr Luciano Stürmer de Fraga
Email: mailto:lucianof@ufrgs.br

Neurofisiologia e Metabolismo. Investigação de como a inter-relação entre alterações estruturais e metabólicas afeta a função do sistema nervoso em condições normais e patológicas e frente a diferentes tipos de insultos. Avaliação de agentes neuroprotetores em modelo in vivo de hipóxia-isquemia cerebral neonatal e em estudos in vitro de fatias cerebrais ("brain slices") submetidas a diferentes insultos para a avaliação de processos celulares em tempo real.
-------------------------------------

Profa. Dra. Nadja Schröder
E-mail: nadja_s@terra.com.br

PREJUÍZO COGNITIVO E NEUROTOXICIDADE ASSOCIADOS AO ACÚMULO DE FERRO ENCEFÁLICO. Estudos demonstram a ocorrência de acúmulo de ferro em regiões encefálicas específicas de pacientes acometidos por doenças neurodegenerativas. Além disso, existe uma associação entre a quantidade de ferro em regiões encefálicas e o desempenho em tarefas cognitivas em humanos. Nesta linha de pesquisa utilizamos um modelo animal de sobrecarga de ferro em ratos para investigar as alterações funcionais e celulares induzidas pela sobrecarga com ferro. Este modelo também é utilizado para a investigação de substâncias potencialmente neuroprotetoras e/ou melhoradoras da memória.
----------------------------------------

Profa. Wania Aparecida Partata
E-Mail: partataw@gmail.com

Efeito de compostos como vitamina C e E sobre a dor em modelos animais.
----------------------------------------


Prof. Weber Cláudio Francisco Nunes da Silva
E-mail: 

Fisiologia da Memória: receptores e mecanismos neuroquímicos de manutenção de memórias de longa duração recente e remota. Neuroinflamação: estudo dos mecanismos neuroinflamatórios agudos e crônicos, e seu papel na ontogênese de processos neurodegenerativos, tais como demências após acidentes isquêmicos e/ou hemorrágicos cerebrais, ou doença de Alzheimer. Inovação: busca por potenciais fármacos, oriundos de produtos naturais e administrados com ou sem uso de métodos nanotecnológicos, capazes de prevenir e/ou tratar déficits cognitivos decorrentes de eventos neuroinflamatórios agudos e crônicos.
----------------------------------------


Prof. Bruno Arbo

E-mail:

Neuroproteção mediada por neurohormônios em modelos da doença de Alzheimer in vitro e in vivo.
---------------------------------------


Profa. Adriana Coitinho
E-mail: 

Linha de pesquisa: Investigação do efeito da administração de fármacos anti-inflamatórios sobre a modulação de marcadores inflamatórios e da microbiota intestinal em modelo animal de convulsão. Assim, espera-se descrever novas abordagens terapêuticas no tratamento da epilepsia.
----------------------------------------

Profa. Cristiane Matté
E-mail: 

Avaliação do efeito de diferentes fatores (nutrição, fatores estressantes, exercício físico)  durante a gestação materna em ratas sobre parâmetros comportamentais e bioquímicos no sistema nervoso central dos filhotes.
---------------------------------------

Profa. Ionara Siqueira
E-mail:  

Fisiologia das alterações neurológicas:  alterações  epigenéticas, celulares e vias de sinalização envolvidas com o envelhecimento e doenças relacionadas.
---------------------------------------

Profa. Iraci Lucena Partata
E-mail: 

Fisiologia e Farmacologia da dor. Estudos pré-clínicos e clínicos que buscam avaliar os mecanismos envolvidos nos processos nociceptivo e de sensibilização central, e  novas terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas para quadros de dores agudas e crônicas.
--------------------------------------

Profa. Pâmela Mello-Carpes
E-mail: 

Aprendizagem e memória. As pesquisas nesta área tem por objetivo estudar a neurobiologia do aprendizado e da memória, os mecanismos fisiológicos envolvidos na formação, consolidação, persistência, generalização e extinção da memória, em situações normais e patológicas, abordando, também, o efeito de intervenções e de terapias neuroprotetoras, preventivas e/ou de recuperação da função.
--------------------------------------

Profa. Patrícia Pranke
E-mail: 

Células-tronco, nanotecnologia, engenharia de tecidos e medicina regenerativa. 

Criação de biomateriais, com ou sem o uso de células e moléculas bioativas, através da utilização de diversas tecnologias, como a nanotecnologia, impressão 3D e bioimpressão. Na medicina regenerativa, tais implantes atuam na interface com os tecidos receptores do organismo, gerando respostas fisiológicas do organismo.
-------------------------------------

Profa. Viviane Elsner
E-mail: 

Efeitos de fatores ambientais, especialmente o exercício físico, sobre a modulação de mecanismos epigenéticos e níveis do fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) em indivíduos saudáveis ou portadores de patologias crônicas.

 

Fale com a gente (talk to us)

ppgfisio@ufrgs.br
Fone:  3308 3453
 
Horário de Atendimento: 
de segunda à sexta-feira, 
das 9h30 às 12h30
e das 13h30 às 18h30
---------------------------------------

Phone Number/Nuestro teléfono:
55-51-3308-3453