Principal | Convênios

Convênios e acordos de cooperação ativos em 2013


MEMORIA Y SOCIEDAD.
Las políticas de reparación y memoria y los procesos sociales en la construcción de la memoria pública contemporánea en España: conflicto, representación y memoria. Projeto conjunto entre o PPGH/UFRGS e a Universidade de Barcelona (com coordenação de Ricard Vinyes). O projeto foi aprovado recentemente para obter financiamento do Ministério da Educação e Cultura da Cataluña. Deste projeto resultou o livro “Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras no Cone Sul”, organizado por Enrique Serra Padrós e outros, em vias de publicação.

PROJETOS CONJUNTOS MERCOSUL - EDITAL PPCP MERCOSUL – CAPES
Projeto "Redes intelectuais e espaços de fronteira: ultrapassando o âmbito do Estado nação"
Este projeto, aprovado para financiamento pela CAPES em 2011, integrando a UFRGS, a Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina) e a Universidad de la Republica (Montevidéu, Uruguai) e, como universidades associadas, a UFSM e a Universidad Nacional de Mar del Plata, tem na coordenação Claudia Wasserman, Claudio Maíz (UNC) e Ana Frega (UDELAR). Deste projeto também participam os docentes do PPGH/UFRGS Carla Brandalise, Alessander Kerber, Fábio Kühn, Eduardo Neumann, Enrique Padrós, Cesar Guazelli e Susana B de Souza.
Dados do Projeto podem ser consultados na página da E-TOPIAS (Centro de Redes Intelectuales Latinoamericanas): www.etopias.com.ar

OBSERVATOIRE INTERNATIONAL DES USAGES PUBLICS DU PASSÉ, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EESS – Paris/França), cujo principal veículo é a página virtual http://ehess.dynamiques.fr/usagesdupasse/. O professor Benito Schmidt representa o PPGH neste projeto.

ASOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO
No âmbito do convênio que a UFRGS firmou como membro da AUGM (Asociación de Universidades Grupo Montevideo), o PPGH participa do Comitê Acadêmico História, Regiões e Fronteiras. A AUGM é uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Paraguai e Brasil, que, em razão de suas semelhanças em seu caráter público e estruturas acadêmicas, desenvolvem atividades de cooperação, e é dentro desse espírito que nossos docentes têm participado, há vários anos, de parcerias institucionais.

PROJETO APOLLONIA - HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA DA CIDADE ANTIGA
Este projeto, que na UFRGS está sob a coordenação do professor Francisco Marshall, é um programa de pesquisa histórica e arqueológica, desenvolvido a partir do estudo do sítio de Apollonia-Arsuf, localizado em Herzliya, IL, em um convênio de cooperação científica entre a UFRGS e a Tel Aviv University (TAU), com a participação de equipes do MAE-USP e do PPGHIST-PUCRS. Em 2011 ocorreram reuniões para a preparação da expedição prevista para 2012.