Ensino Personalizado para Suprir as Dificuldades de Pré-Requisitos no Ensino Fundamental

Autora: Kelly Hannel

Data: 12/05/2016

Horário: 14:30

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTED

Orientador: Prof. Dr. José Valdeni de Lima

Banca Examinadora:

Profª. Drª. Margarete Axt (PPGIE/UFRGS)
Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
Prof. Dr. Luis Descalço (Universidade de Aveiro - Portugal)

Resumo: Os avanços alcançados na Educação através do uso das tecnologias de informação e comunicação são inegáveis. Entretanto, os avanços em direção a um ensino personalizado e direcionado às preferências, ao nivelamento (saneamento das dificuldades de pré-requisitos) e aos interesses dos estudantes são pequenos. Desta forma, pretende-se, através da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como dos conteúdos (conceituais e/ou procedimentais) aprimorar o processo para que cada aluno alcance, a seu modo (de forma personalizada) o aprendizado e possa avançar na disciplina/ano em questão. Como é humanamente impossível um professor dialogar de forma personalizada com cada um dos seus 30, 40 ou 50 alunos, o ambiente virtual que apoia o professor deve ter flexibilidade para personalizar as interações com cada aluno, o que permite que o aluno interaja no seu próprio ritmo de estudo, acesse os conteúdos necessários ou aprofunde-se em algum conteúdo que ele já domine. A tarefa de conhecer as necessidades de cada aluno, o tempo disponível, e os objetos de aprendizagem apropriados a cada aluno é muito complexa. Entretanto, o bom uso de um ambiente virtual, onde as tarefas estejam elencadas e disponibilizadas ao aluno segundo sua interação com o ambiente em questão juntamente com o acompanhamento do professor e monitor, permitirão o ensino personalizado preconizado por esta proposta de tese. Enfim, este trabalho busca implementar técnicas de ensino personalizado, inicialmente no ensino fundamental, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino a nível estadual e nacional.

Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação; ambiente virtual; conhecimentos prévios; personalização do ensino.