PIE00021 - Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Ebooks Educacionais (turma GA)

Súmula:

A presente disciplina será ministrada através de aulas teóricas (sobre formatos de arquivos, Design Editorial, Diretrizes para Design de eBooks e Avaliação de eBooks) e práticas (design e editoração HTML para epub3). 

Objetivos:

Apresentar a diversidade de formatos, layouts e limitações em relação à interatividade, além de hardwares de leitura. Qualificar e sensibilizar estudantes de cursos de Design e Comunicação em relação à aspectos pedagógicos do uso de livros eletrônicos, enquanto se informa os estudantes dos cursos de educação sobre características tecnológicas. 

Programa (conteúdo):

1) Aplicações na educação e mercado.
2) Formatos de arquivo e leitores.
3) Design editorial e design de eBooks.
4) Programação HTML e CSS para eBooks.
5) Avaliação de eBooks 

Método de trabalho (principais atividades):

• Projeto e construção interdisciplinar de eBooks
• Avaliação dos projetos 

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

• Participação nas discussões e projetos, esforço em se apropriar de conteúdos de outras áreas.
• Qualidade dos projetos.

Bibliografia sugerida:

Haslam, Andrew. O livro e o designer II : como criar e produzir livros. São Paulo, SP : Rosari, 2010.
Hendel, Richard. O design do livro. Cotia, SP : Ateliê Editorial, 2006.
Anganes, A., Pfaff, M. S., Drury, J. L., & OʼToole, C. M. (2016). The heuristic quality scale. Interacting with Computers, 28(5), 587-597. Oxford University Press.
Ruth Wilson; Monica Landoni; Forbes Gibb, (2002),"A user-centred approach to e-book design", The Electronic Library, Vol. 20 (4), pp. 322 - 330. http://dx.doi.org/10.1108/02640470210438865
Vassiliou, M., & Rowley, J. (2008). Progressing the definition of “e‐book.” Library Hi Tech, 26(3), 355-368. Retrieved from http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/07378830810903292
Wilson, R., Landoni, M., & Gibb, F. (2002). Guidelines for Designing Electronic Books. Proceedings of the 6th European Conference on Research and Advanced Technology for Digital Libraries – ECDL, 76, 47-60. Retrieved from link.springer.com/chapter/10.1007/3-540-45747-X_4 

Professor responsável: Gabriela Trindade Perry

Horário: Segunda-feira - das 10h às 12h, com 50% da carga a distância

Semestre: 2017/1

Créditos: 4

Local: Sala 331 - Laboratório do CINTED

Vagas: 19 

ATENÇÃO: alunos especiais (PEC) devem solicitar a matrícula para o professor desta disciplina no e-mail: gabriela.perry@ufrgs.br