PIE00021 - Seminário Avançado: Letramento, Cognição e Tecnologia (turma EL)

Súmula:

Os processos de leitura e escrita têm sofrido modificações importantes com a disponibilidade e ampliação do acesso às ferramentas digitais. Estas mudanças exigem dos educadores uma melhor compreensão sobre como a tecnologia pode apoiar a leitura e produção textual, sobretudo considerando as expectativas de hoje em dia relacionadas ao letramento. Nesta visão contemporânea, espera-se que os indivíduos possar usar a linguagem oral e escrita para se comunicar, participar na solução de problemas e na tomada de decisões. Percebe-se também que a leitura e a escrita assumiram um novo papel na forma como as pessoas interagem, socializam e compartilham informações. Nesta disciplina será discutido o papel da língua escrita na nossa sociedade, buscando identificar métodos e ferramentas que possam contribuir com o processo de leitura, escrita e compreensão textual. 

Objetivos:

• Discutir questões teóricas e práticas sobre cognição, processos de leitura e de escrita, buscando compreender de que maneira a tecnologia pode apoiar estes processos
• Capacitar o aluno na elaboração de pesquisa envolvendo questões relacionadas ao emprego de tecnologia para apoiar o processo de letramento

Programa (conteúdo):

• Princípios do letramento na sociedade contemporânea
• Leitura e Cognição
• As dificuldades de letramento
• Tecnologias para apoio à leitura
• Compreensão de texto e teorias de aprendizagem
• A pesquisa em escrita
• A teoria do processo cognitivo da escrita
• A escrita na era digital
• Escrita colaborativa
• Tecnologia para apoio à escrita

Método de trabalho (principais atividades):

As aulas serão teórico-práticas, propondo leituras e experimentação prática com ferramentas digitais trabalhadas. Exposições/discussões relacionadas a pesquisas recentes na área serão realizadas nestes encontros. Os alunos realizarão pesquisas bibliográficas sobre temas relacionados ao tema da disciplina e apresentarão estes trabalhos em um seminário. 

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

Na avaliação final serão considerados, além de participação em aula:
• desenvolvimento de pesquisa bibliográfica sobre um tema proposto;
• apresentação da pesquisa em um seminário.

Bibliografia sugerida:

Colello, S. (2015) A escola e as condições de produção textual: conteúdos, formas e relações. Tese de livre-docência, Faculdade de Educação, USP.
DFerreiro, E. (2001) “A revolução informática e os processos de leitura e de escrita” In: Pérez, F. C.; Garcia, J. R. (orgs.) Ensinar ou aprender a ler e escrever? Porto Alegre: Artmed. 
Jenner, J. (2003). “A Bridge to Reading and Writing Literacy: Developing Oral Language Skills in Young Children”. Pacific Educator. 
Korhonen, J., Linnanmaki, K., & Aunio, Pirjo. (2014). Learning difficulties, academic well-being and educational dropout: A person-centred approach. Learning and Individual Differences, 31(1), 1-10.
McArthur, C. A., Graham, S., Fitzgeral, J. (2016). Handbook of Writing Research. The Gillford Press. Montelongo, J. A., Herter, R. J. (2010). Using Technology to Support Expository Reading and Writing in Science Classes. Science Activities: Classroom Projects and Curriculum Ideas, 47(3), 89-102. 
Sweeny, S. M. (2010). Writing for the Instant Messaging and Text Messaging Generation: Using New Literacies to Support Writing Instruction. Journal of Adolescent and Adult Literacy, 54(2), 121-130.
Tardy, C. M. (2010). Writing for the World: Wikipedia as an Introduction to Academic Writing. English Teaching Forum, 48(1), 12-19.
Teberosky, A; Gallart, M. S. (2004). Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed. Warschauer, Mark. (2006). Laptops and Literacy: Learning in the Wireless Classroom. New York: Teachers College Press.
Demais artigos de periódicos e anais de congressos disponíveis na Biblioteca, Internet ou fornecidos pelo professor.

Professor responsável: Eliseo Berni Reategui

Horário: Quinta-feira - das 8:30 às 12h

Semestre: 2017/1

Créditos: 2

Local: Sala 331 - Laboratório do CINTED

Vagas: 18 (14 vagas para alunos regulares, 4 vagas para alunos especiais) 

ATENÇÃO: alunos especiais (PEC) devem solicitar a matrícula para o professor desta disciplina no e-mail: eliseoreategui@gmail.com



 

DISCIPLINAS POR SEMESTRE
PIE00021 - Seminário Avançado: Letramento, Cognição e Tecnologia (Turma EL)

A-   A  A+

Súmula:

Os processos de leitura e escrita têm sofrido modificações importantes com a disponibilidade e ampliação do acesso às ferramentas digitais. Estas mudanças exigem dos educadores uma melhor compreensão sobre como a tecnologia pode apoiar a leitura e produção textual, sobretudo considerando as expectativas de hoje em dia relacionadas ao letramento. Nesta visão contemporânea, espera-se que os indivíduos possar usar a linguagem oral e escrita para se comunicar, participar na solução de problemas e na tomada de decisões. Percebe-se também que a leitura e a escrita assumiram um novo papel na forma como as pessoas interagem, socializam e compartilham informações. Nesta disciplina será discutido o papel da língua escrita na nossa sociedade, buscando identificar métodos e ferramentas que possam contribuir com o processo de leitura, escrita e compreensão textual. 

Objetivos:

• Discutir questões teóricas e práticas sobre cognição, processos de leitura e de escrita, buscando compreender de que maneira a tecnologia pode apoiar estes processos
• Capacitar o aluno na elaboração de pesquisa envolvendo questões relacionadas ao emprego de tecnologia para apoiar o processo de letramento

Programa (conteúdo):

• Princípios do letramento na sociedade contemporânea
• Leitura e Cognição
• As dificuldades de letramento
• Tecnologias para apoio à leitura
• Compreensão de texto e teorias de aprendizagem
• A pesquisa em escrita
• A teoria do processo cognitivo da escrita
• A escrita na era digital
• Escrita colaborativa
• Tecnologia para apoio à escrita

Método de trabalho (principais atividades):

As aulas serão teórico-práticas, propondo leituras e experimentação prática com ferramentas digitais trabalhadas. Exposições/discussões relacionadas a pesquisas recentes na área serão realizadas nestes encontros. Os alunos realizarão pesquisas bibliográficas sobre temas relacionados ao tema da disciplina e apresentarão estes trabalhos em um seminário. 

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

Na avaliação final serão considerados, além de participação em aula:
• desenvolvimento de pesquisa bibliográfica sobre um tema proposto;
• apresentação da pesquisa em um seminário.

Bibliografia sugerida:

Colello, S. (2015) A escola e as condições de produção textual: conteúdos, formas e relações. Tese de livre-docência, Faculdade de Educação, USP.
DFerreiro, E. (2001) “A revolução informática e os processos de leitura e de escrita” In: Pérez, F. C.; Garcia, J. R. (orgs.) Ensinar ou aprender a ler e escrever? Porto Alegre: Artmed. 
Jenner, J. (2003). “A Bridge to Reading and Writing Literacy: Developing Oral Language Skills in Young Children”. Pacific Educator. 
Korhonen, J., Linnanmaki, K., & Aunio, Pirjo. (2014). Learning difficulties, academic well-being and educational dropout: A person-centred approach. Learning and Individual Differences, 31(1), 1-10.
McArthur, C. A., Graham, S., Fitzgeral, J. (2016). Handbook of Writing Research. The Gillford Press. Montelongo, J. A., Herter, R. J. (2010). Using Technology to Support Expository Reading and Writing in Science Classes. Science Activities: Classroom Projects and Curriculum Ideas, 47(3), 89-102. 
Sweeny, S. M. (2010). Writing for the Instant Messaging and Text Messaging Generation: Using New Literacies to Support Writing Instruction. Journal of Adolescent and Adult Literacy, 54(2), 121-130.
Tardy, C. M. (2010). Writing for the World: Wikipedia as an Introduction to Academic Writing. English Teaching Forum, 48(1), 12-19.
Teberosky, A; Gallart, M. S. (2004). Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed. Warschauer, Mark. (2006). Laptops and Literacy: Learning in the Wireless Classroom. New York: Teachers College Press.
Demais artigos de periódicos e anais de congressos disponíveis na Biblioteca, Internet ou fornecidos pelo professor.

Professor responsável: Eliseo Berni Reategui

Horário: Quinta-feira - das 8:30 às 12h

Semestre: 2017/1

Créditos: 2

Local: Sala 331 - Laboratório do CINTED

Vagas: 18 (14 vagas para alunos regulares, 4 vagas para alunos especiais) 

ATENÇÃO: alunos especiais (PEC) devem solicitar a matrícula para o professor desta disciplina no e-mail: eliseoreategui@gmail.com