PIE00021 - Seminário Avançado: Trajetórias de Aprendizagem por Pares (turma VA)

Súmula:

A disciplina propõe-se a analisar e explorar as possibilidades oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) colocando no centro do Processo de Aprendizagem o aluno. Neste contexto, onde os alunos se sentem parte de um grupo social onde todos devem se apropriar dos conteúdos apresentados e discutidos, as técnicas de avaliação e instruções por pares são especialmente enfatizadas. A avaliação por pares é fundamental em várias áreas de conhecimento e a sua realização pressupõe um entendimento mais profundo dos conceitos que estão sendo avaliados. A instrução por pares, por sua vez, explora uma linguagem mais próxima dos alunos envolvidos. A partir das pesquisas desenvolvidas tanto no Grupo TRAPHU (Trajetórias de Aprendizagem em Hiperdocumentos Ubíquos) quanto no Grupo NEED (Núcleo de Engenharia Educacional) foi possível identificar conceitos que serão abordados nesta disciplina. 

Objetivos:

1) Dar capacidade ao aluno de compreender os conceitos relacionados às Trajetórias de Aprendizagem.
2) Desenvolver a capacidade dos alunos em Modelar Objetos de Aprendizagem (OAs) .
3) Exercitar o aluno no planejamento de experimentos e análise de resultados.
4) Criar condições para que o aluno redija um Artigo Técnico-Científico.
5) Exercitar a criatividade dos alunos quanto às formas de visualizações das Trajetórias de Aprendizagem. 

Programa (conteúdo):
1 Mapas de Conceitos
1.1 Trabalhos Relacionados
1.2 Analogia de mapas de uma região da natureza com mapas de conceitos
1.3 Identificação de Trajetos
1.4 Trajetórias de Ensino e Aprendizagem
1.5 Visualização científica
1.6 Teorias de sustentação do mapa conceitual
2 Técnicas por Pares
2.1 Avaliação
2.2 Instrução
3 Técnicas de Redação
3.1 Motivação
3.2 Trabalhos Relacionados
3.3 Planejamento de Experimentos
3.4 Análise de Resultados
4 AvalWeb (Técnicas de avaliação na Web)
4.1 Questões parametrizadas
4.2 Modelos baysianos de questões
4.3 Método TRI 
4.4 Detecção de anomalias
4.5 Ensino baseado em problemas (avaliação da solução)
5 AdaptWeb (Conteúdo Adaptativo)
5.1 Adaptatividade Geocultural em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
5.2 Adaptatividade baseada em erros
5.3 Índice de Confiabilidade (AHA)

Método de trabalho (principais atividades):

Aulas expositivas apresentando conceitos, demonstrando a teoria através de vídeos explicativos e fomento do debate em sala de aula. Elaboração de textos técnico-científicos e avaliações por pares.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

* Avaliação das atividades propostas realizadas por pares;
* Redação de artigos;
* Interação e participação nas atividades presenciais e a distância. 

Bibliografia sugerida:

HANNEL, K. (Org.) ; ZUNGUZE, M. C. (Org.) ; NUNES, F. B. (Org.) ; LIMA, J. Valdeni. (Org.) . Trajetórias de Aprendizagem: teoria e prática. 1. ed. Create Space, 2016
OLIVEIRA, J. P. M. ; LIMA, J. Valdeni. ; WIVES, L. K. ; PERNAS, A. M. ; GASPARINI, I. ; FERNANDEZ, A. ; DIAZ, A. . Adaptatividade Geocultural em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, p. 83-109, 2014.
LIMA, J. V. ; SINGO, F. ; FILHO, A. B. C. ; MULLER, T. J. ; SILVA, F. P. . Objetos de Aprendizaje Multimodales: Proyectos y aplicaciones. 1. ed. Barcelona: UOC, 2014. 200p. 
Canto Filho, A.B. Do (2015). MOTRAC - Conceptual learning trajectory model (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brazil). Retrieved from: https://www.researchgate.net/profile/Alberto_Canto/publication/284721192_MOTRAC-MODELO_DE_TRAJETORIAS_DE_APRENDIZAGEM_CONCEITUAL/links/5657388908ae1ef9297ba329.pdf/download?version=vtp
CANTO FILHO, A. B. ; LIMA, J. V. ; ARGOLO, E. S. ; TAROUCO, L. M. R. . PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. pdf, 2014.
MORAIS, C. T. Q.; DE LIMA, J. V.; FRANCO, S. R. K. AVALWEB– Sistema interativo para gerência de questões e aplicação de avaliação na Web. Anais do 5o Workshop sobre Software Livre - WSL 2004 e 5o Fórum Internacional Software Livre - FISL 2004, Porto Alegre, RS – Brasil, 2 a 5 de junho de 2004.
José Palazzo M. de Oliveira, Mariusa Warpechowski, Daniela Leal Musa, Maria Angélica C. Brunetto, Mario Lemes Proença Jr., Marcelo S. Pimenta, Cora H. F. Pinto Ribeiro, José Valdeni de Lima, Veronice de Freitas, Viviane P. Marçal, Isabela Gasparini, Marília Abrahão Amaral. AdaptWeb : Ambiente de Ensino-Aprendizagem Adaptativo na Web. Anais do 5o Workshop sobre Software Livre - WSL 2004 e 5o Fórum Internacional Software Livre - FISL 2004, Porto Alegre, RS – Brasil, 2 a 5 de junho de 2004. 

Professor responsável: José Valdeni de Lima

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Horário: Sexta-feira - das 08:00 às 11:00

Semestre: 2017/1

Carga horária: 45

Créditos: 3

Local: Laboratório - sala 331

Vagas: 25 (Alunos Regulares do PPGIE: 15, Outros PPGs da UFRGS: 2, Orientandos: 12, Alunos PEC: 1)

Observações:

Professor responsável: José Valdeni De Lima Professor colaborador: Alberto Bastos do Canto Filho CR: 03 – 45h (encontros presenciais de 3h, eventualmente realizados a distância). 

ATENÇÃO: alunos especiais (PEC) devem solicitar a matrícula para o professor desta disciplina no e-mail: valdeni@inf.ufrgs.br