PIE00001 - Computação Afetiva (turma MA)

Linha de Pesquisa: 

Código da Disciplina: PIE00001

Título da Disciplina: Computação Afetiva

Professora Responsável: Profª. Drª. Magda Bercht

Disciplina destinada a:

  • Alunos Regulares do PPGIE

Dia da semana: segunda-feira

Horário: 14:00 a 16:30

Créditos: 4

Carga-horária: 60h/a

Data de início da disciplina (primeira aula): 20/03/2017

Data de término da disciplina (última aula): 10/07/2017

Local: Sala 323

Súmula/ementa: 

Objetivos: 

  • Estudar a afetividade  no contexto da Inteligência Artificial e da  Informática na Educação
  • Discutir as dimensões do afeto numa perspectiva de utilidade para a construção de sistemas inteligentes
  •  Analisar os aspectos emocionais e afetivos no contexto de construção de sistemas envolvidos em interações de ensino e aprendizagem.
  • Analisar algumas teorias  sobre afetividade e sobre emoções
  •  Desenvolver habilidades para desenvolvimento de pesquisas aplicadas a área educacional que objetivem a integração de funções de identificação, expressão e raciocínio sobre e de emoções em interações entre agentes artificiais e biológicos.

Programa (conteúdo):

1. Fundamentos da IA e os territórios para o afeto

2.Computação Afetiva:

2.1.Conceitos: emoção, afetividade, emoção em máquina, teorias e paradigmas de estudo sobre emoções, sistemas afetivos, sistemas aplicados a educação: classificação, arquitetura, modelo do usuário/aluno.

2.2.Modelos e influências teóricas em projetos de sistemas afetivos

3. Estudos de pesquisas atuais na área

4. Teorias sobre afetividade e emoções

5. Técnicas e metodologias de apoio a inserção das dimensões da afetividade em sistemas educacionais: mineração de dados educacionais,  mineração de dados, textos, redes probabilísticas, Comunicação Não Verbal, modelos BDI, sistemas de agentes.

Método de trabalho (principais atividades): Os trabalhos de aprendizagem da disciplina se desenvolverão nas modalidades:

a) exposições e discussões

b) seminários em base de textos e materiais previamente indicados

c) oficinas para desenvolvimento de habilidades e/ou projetos

d) atividades produzidas em ambiente de apoio ao ensino e a aprendizagem.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:  A avaliação será derivada da participação ativa dos alunos no processo de reflexão colaborativa sobre as noções desenvolvidas, sobre a aplicação destas noções com as tecnologias inerentes aos ambientes de apoio bem como pelas produções que serão solicitados a desenvolver  através dos itens:

1. apresentação e discussão sobre artigos com apresentação oral e texto a ser distribuído  para todos os participantes e/ou defesa com argumentação;

2. produção de artigos e de projetos de pesquisa que integrem  a área de CA e  a área de pesquisa e aplicação e interesse do aluno;

3.  dedicação e aderência  às atividades desenvolvidas. 

Bibliografia recomendada:

  • BERCHT.M. Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas. Tese  Doutorado.Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Computação, UFRGS, 2001.
  • BERCHT, M. . Computação afetiva : vínculos com a psicologia e aplicações na educação. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (Org.). Psicologia & Informática : produções do III Psicoinfo e II jornada do NPPI. 1ed.São Paulo: Conselho Regional de Psicologia, 2006, v. , p.106-115.
  • DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem . Cia das Letras, 2011.
  • DAMÁSIO, António. Em busca de Espinosa; prazer e dor na ciência dos sentimentos . Idem, 2004.
  • DAMÁSIO, António. O mistério da consciência. Idem, 2000.
  • DAMÁSIO, António. O erro de Descartes; emoção, razão e o cérebro humano.  Idem, 1996.
  • LONGHI,,M.T. ; Behar, P. A ; BERCHT, M. Mood Inference Machine: Framework to Infer Affective Phenomena in ROODA Virtual Learning Environment. International Journal of
  • Advanced Corporate Learning (iJAC), v. 5, p. 8-16, 2012.
  • LONGHI,M.T Mapeamento dos Aspectos Afetivos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • ORTONY, A; CLORE, G; COLLINS, A. The Cognitive Structure of Emotions .Cambridge:CambridgeUniversityPress,1999. 207 p.
  • PICARD,R., Affective Computing .Cambridge,Massachusetts: MIT Press, 1997. 292p
  • RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação