PIE00013 - Tópicos Especiais: Reverberações de uma pragmática ético-estética na escrita pós-graduada

Súmula:

A escrita de artigos acadêmicos como modo de pensamento que pode reverberar a experienciação-vivenciação inter/transdisciplinar, agenciada em experimentações ético-estéticas, enquanto operadores metodológicos na pesquisa e na formação nas Ciências Humanas/Educação. 

Objetivos: 
• experimentar as potências narrativas singulares a cada um, agenciando (est)eticamente o coletivo, em composição com a escrita 
• experimentar a escrita acadêmica de artigos, reverberando experiências-vivências ético-estéticas ocorridas em oficinas de narrativas viso-verbais. 
• colocar em análise alguns conceitos centrais do Pensamento Ético-Estético, no âmbito das Ciências Humanas/Educação, tendo em vista o viés acadêmico-científico e inter/transdisciplinar, na pesquisa e na formação.


Programa (conteúdo):
• oficinas de experimentação narrativa (de caráter visual e verbal oral) em composição com uma escrita narrativa. 
• oficinas de experimentação escrita de artigos acadêmicos (em composição com a escrita narrativa), reverberando a experiênciação-vivênciação ético-estética (ocorrida nas oficinas de narrativas viso-verbais), com foco em: (i) tópicos temáticos, roteiro de escrita, autores de referência, esboço de síntese da proposta; (ii) contexto-problemático, revisão de literatura pertinente ao tópico, metodologia da produção de dados e de sua apreciação, apresentação e discussão dos dados; (iii) visão global crítica da escrita em produção e autores trabalhados, considerações finais.
• análise alguns conceitos centrais do Pensamento Ético-Estético, no âmbito das Ciências Humanas/Educação, tendo em vista o viés acadêmico- científico e inter/transdisciplinar, na pesquisa e na formação, como: arquitetura dialógica, agir ético, encontro, coletivo de enunciação, escuta, interpretação, in(ter)venção, exotopia, criação, posição enunciativa e autoria, sentido, estilo, singularidade, práticas inventivas de acolhimento, experimentação estética.


Método de trabalho (principais atividades): 
Ênfase será dada aos movimentos individual e coletivo de pesquisa textual/leituras e de escrita, preparando tópico de cada encontro e o aprofundamento dos conceitos envolvidos; assim como de exercício (est)ético de práticas narrativas viso-verbais e de escrita, pelos participantes do seminário, nas respectivas oficinas. 

Procedimentos e/ou critérios de avaliação: 
A avaliação levará em consideração a assiduidade, a participação nos espaços de discussão e experimentação coletiva; as contribuições para as temáticas em pauta; a apresentação final, para publicação, de um artigo de escrita acadêmica, em composição com uma escrita narrativa; e um tópico associado de reflexão crítica ao final do seminário, organizando as contribuições ao longo do seminário.


Bibliografia sugerida:

BAKHTIN, M. Por uma filosofia do ato responsável. São Carlos, Pedro & João Eds, 2010
_______. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. SP, Martins Fontes, 2003.
_______. Problemas da Poética de Dostoiévsky. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

Bibliografia de referência, restante, de acordo com a demanda de cada participante.


Professor responsável: Margarete Axt

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Tópicos Especiais

Carga horária: 30

Créditos: 2