PIE00021 - Seminário Avançado: Conhecimento e consciência; contribuições da epistemologia genética e da neurologia ao desenvolvimento cognitivo

Súmula:

Súmula/ementa: 
Bases biológicas e neurológicas do conhecimento e da consciência. Condições biológicas ou neurológicas, individuais e sociais do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem humana e suas implicações educacionais.

Objetivos: 
Trazer para a educação as contribuições do estudo neurológico da consciência, especificamente da obra de António Damásio (palestrou, no dia 24 de junho p.p., no Fronteiras do Pensamento 2013), encaradas sob o ponto de vista da Epistemologia Genética, especialmente da obra Biologia e conhecimento e A tomada de consciência, de Piaget e O mistério da consciência e E o cérebro criou o homem, de Damásio. Estudo comparativo entre o maior psicólogo do Séc. XX (Piaget) e de uma das maiores autoridades em Neurologia na atualidade (Damásio).

Programa (conteúdo): 
Biologia e conhecimento. Tomada de consciência. Origem do conhecimento-capacidade e a emergência da consciência. Os instrumentos hereditários do conhecimento e as estruturas lógico-matemáticas. Organismo e meio. A vida, a consciência e a construção da mente consciente. A neurologia da consciência. Sistema nervoso, percepção e aprendizagem. Significados desses processos para a aprendizagem e a educação.

Método de trabalho (principais atividades): 
Leituras das principais obras envolvidas nessa temática e apresentação de temas, organizados em grupos, em forma de seminários.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação: 
a) Participação em aula (trata-se de aula presencial, com 85% de frequência obrigatória); 
b) apresentações de trabalhos de duplas/grupos conforme cronograma a ser combinado na primeira aula; 
c) pequeno paper – pequeno artigo – a ser entregue no final do semestre com a súmula dos estudos do semestre.


Bibliografia sugerida:

DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. Cia das Letras, 2011.
___. Em busca de Espinosa; prazer e dor na ciência dos sentimentos. Idem, 2004.
___. O mistério da consciência. Idem, 2000.
___. O erro de Descartes; emoção, razão e o cérebro humano. Idem, 1996.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento; ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognitivos. Ed. Vozes.
___. Comportamento, motor da evolução. 
___. Adaptación vitale e psichologie de l’intelligence.
___. A tomada de consciência.


Professor responsável: Fernando Becker

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3