PIE00021 - Seminário Avançado: Método Clínico e Piaget: o desenvolvimento do raciocínio lógico e a construção conceitual

Súmula:

Revisão geral de conceitos de Piaget como fundamento da pesquisa, buscando novos paradigmas:
- Sujeito epistêmico x Evolucionismo.
- Desenvolvimento da abstração reflexionante
- Criatividade sob a perspectiva piagetiana.
- Interações interindividuais, sociais e cognitivas

OBJETIVOS:
• Revisar método clínico (como Piaget realizava observações e experimentos?).
• Desenvolver procedimentos experimentais com fundamentos no método clínico.
• Planejamento e desenvolvimento das propostas de tese.
• Produzir e publicar artigos

PROGRAMA:
Revisão geral de conceitos de Piaget como fundamento da pesquisa, buscando novos paradigmas:
- Sujeito epistêmico x Evolucionismo.
- Desenvolvimento da abstração reflexionante
- Criatividade sob a perspectiva piagetiana.
- Interações interindividuais, sociais e cognitivas.

METODOLOGIA:
O seminário prevê 18 encontros, de freqüência semanal, no período de agosto a dezembro/2014. Desenvolver-se-á através de aulas presenciais tratando de temas relacionados ao desenvolvimento das teses.

AVALIAÇÃO:
O estudo neste seminário será seletivo de modo a priorizar os temas de pesquisa de cada doutorando. Assim, a avaliação será feita a partir da produção individual.





Bibliografia sugerida:

Correspondente a tese de cada doutorando.

Professor responsável: Léa da Cruz Fagundes

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 60

Créditos: 4