PIE00022 - Desenvolvimento de Software para Ambientes Imersivos

Súmula:

Utilização de ferramentas de autoria para o projeto e desenvolvimento de objetos para o ambientes imersivo Open Simulator. Desenvolvimento de scripts para animação e interatividade dos objetos de aprendizagem no ambiente OpenSim. Linguagem LSL – Linden Scripting Language.

Objetivos:
Estudar ferramentas de autoria para objetos a serem utilizados em ambientes imersivos.
Projetar, desenvolver e testar objetos para o ambiente imersivo OpenSimulator.

Programa (conteúdo):
- Operação e funcionamento do ambiente imersivo Open Simulator
- Ferramentas de autoria para a criação de objetos para o ambiente imersivo OpenSim
- Linguagens de desenvolvimento de scripts para o ambiente OpenSim


Bibliografia sugerida:

• OpenSimulator. Disponível em http://opensimulator.org/wiki/Main_Page
• Moore, Dana. Scripting Your World: The Official Guide to Second Life Scripting
• Heaton, Jeff. Introduction to Linden Scripting Language for Second Life
• van Merrianboer, Jeroen J.G. Ten Steps to Complex Learning: A Systematic Approach to Four-Component Instructional Design
• Gagne, Robert e outros. Principles of Instructional Design. 5th edition. Wadworths. USA 2005. 
• Jonassen, David. Learning with technology - a constructivist perspective. Edição 4 Prentice-Hall. 2011. 
• RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação
• Proceedings do . 1st European Immersive Education Summit, 2011. Madrid.
• Greenbush Labs. Scratch 4 Opensim. Disponível em http://blog.greenbushlabs.com/?p=797
• MIT. Scratch. Disponível em http://scratch.mit.edu/


Professor responsável: Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Projeto

Carga horária: 30

Créditos: 2