PIE00022 - Desenvolvimento de Software para Ambientes Imersivos IV

Súmula:

Utilização de ferramentas de autoria para o projeto e desenvolvimento de objetos para o ambientes imersivo Open Simulator. Desenvolvimento de scripts para animação e interatividade dos objetos de aprendizagem no ambiente OpenSim. Linguagem LSL – Linden Scripting Language
Interoperabilidade entre o ambiente OpenSim e seus avatares e objetos e sistemas externos.

Objetivos:
Investigar, projetar e testar soluções de interoperabilidade entre o ambiente do mundo virtual Open Sim e sistemas externos. Ferramentas e linguagens de autoria para desenvolvimento de laboratórios virtuais no ambiente imersivo OpenSimulator.

Programa (conteúdo):
• Operação e funcionamento da comunicação do ambiente imersivo Open Simulator com sistemas externos
• Ferramentas de autoria para a criação de objetos para o ambiente imersivo OpenSim
• Linguagens de desenvolvimento de scripts para o ambiente OpenSim
• Protocolos e soluções para interoperabilidade do ambiente Open Sim com outros ambientes.
• Interatividade com dispositivos externos (sensores e atuadores)

Método de trabalho (principais atividades):
Estudo da linguagem LSL – Linden Scripting Language para desenvolvimento de rotinas a serem acopladas aos objetos no ambiente OpenSim. Teste dos objetos desenvolvidos no ambiente OpenSim.
Produção de conhecimento (publicações e artefatos para uso em laboratórios virtuais) 

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação será derivada da participação ativa dos alunos no processo de reflexão colaborativa sobre a tecnologia inerente aos ambientes imersivos bem como pelas produções que serão solicitados a desenvolver.


Bibliografia sugerida:

• OpenSimulator. Disponível em http://opensimulator.org/wiki/Main_Page
• Moore, Dana. Scripting Your World: The Official Guide to Second Life Scripting
• Heaton, Jeff. Introduction to Linden Scripting Language for Second Life
• van Merrianboer, Jeroen J.G. Ten Steps to Complex Learning: A Systematic Approach to Four-Component Instructional Design
• Gagne, Robert e outros. Principles of Instructional Design. 5th edition. Wadworths. USA 2005. 
• Jonassen, David. Learning with technology - a constructivist perspective. Edição 4 Prentice-Hall. 2011. 
• RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação
• Proceedings do Boston Immersive Education Summit, 2013. Boston.
• Greenbush Labs. Scratch 4 Opensim. Disponível em http://blog.greenbushlabs.com/?p=797
• MIT. Scratch. Disponível em http://scratch.mit.edu/


Professor responsável: Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Projeto

Carga horária: 30

Créditos: 2