PIE00022 - Projetos: Prática de Pesquisa em Comunicação Alternativa II (turma O)

Súmula:

Análise de estratégias e recursos de Comunicação Alternativa aplicada ao letramento de crianças com deficiencia intelectual e/ou autismo

Objetivos:
Desenvolver estratégias de Comunicação Alternativa para apoio ao letramento de crianças com deficiencia intelectual e/ou autismo
Desenvolver recursos e Comunicação Alternativa para apoio ao letramento de crianças com deficiencia intelectual e/ou autismo

Programa (conteúdo):
Comunicação Alternativa
Recursos e estratégias
Processos de letramento
Práticas de alfabetização

Método de trabalho (principais atividades):
Leituras, discussões, trabalho em grupo

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Cada aluno desenvolverá um estudo de caso a ser acompanhado ao longo do semestre


Bibliografia sugerida:

PASSERINO L. M. Comunicação alternativa, autismo e tecnologia: estudos de caso a partir do Scala. . In: Theresinha Guimarães Miranda; Teófilo Alves Galvão Filho. (Org.
). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. 1ed.Salvador/BA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012, v. 1, p. 217-240.
PASSERINO, L. M, BEZ, M.R. Comunicação alternativa: mediação para uma inclusão social a partir do Scala. Passo Fundo: Editora UPF, 2015, 323 p. e-book: http://www.upf.br/editora/index.php/e-books-free/125-comunicacao-alternativa-scala 
SMOLKA, A.L.B. Internalização: seu significado na dinâmica dialógica. Revista Educação & Sociedade, n° 42. Campinas, Papirus, 1992. 
SMOLKA, A.L.B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais
. Caderno Cedes, ano XX, n° 50, Abril/2000
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.


Professor responsável: Liliana Maria Passerino 

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Projeto

Carga horária: 30

Créditos: 2