PIE00030 - Leitura Dirigida: Estética da Criação Verbal (Bakhtin)

Súmula:

Súmula/ementa:
Filosofia da Linguagem bakhtiniana. Gêneros do discurso. O problema do texto. Metodologia das ciências humanas. Estudos literáriose Apontamentos. O autor e a personagem na atividade estética. Sobre a obra relativa a Dostoievski. A perspectiva ético-estética de Bakhtin e suas implicações para a educação.

Objetivos:
Pensar os pressupostos do dialogismo bakhtiniano e suas implicações para a educação, numa perspectiva ético-estética.

Programa (conteúdo):
1) Os pressupostos do dialogismo bakhtiniano.
2) A sua perspectiva ético-estética.
3) Implicações para a educação

Método de trabalho (principais atividades):
A atividade curricular centrará na leitura da obra de referência, e análises conjuntas dos capítulos definidos para cada encontro, buscando as implicações dos construtos te´rocios para a educação.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação levará em consideração a imersão responsável na leitura da obra, a participação nos espaços de discussão coletiva, as contribuições para as temáticas em pauta (incluindo leituras adicionais), a apresentação de trabalho escrito na perspectiva estudada, envolvendo questões de pesquisa dos participantes.


Bibliografia sugerida:

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. S. Paulo, Martins Fontes, 2003.

Professor responsável: Margarete Axt

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Leitura Dirigida

Carga horária: 30

Créditos: 2