PIE00039 - Aprendizagem no Ensino Superior – Abordagem Piagetiana

Súmula:

Súmula/ementa:
A partir do estudo da obra de Piaget e seus intérpretes, faz-se uma reflexão visando a compreensão dos processos de aprendizagem no ensino superior.

Objetivos:
Construir uma interpretação piagetiana dos processos de aprendizagem que ocorrem em situações de ensino superior.

Programa (conteúdo):
• Teorias da adaptação, equilibração e abstração;
• A compreensão de desenvolvimento cognitivo – para além da andragogia;
• Metacognição e tomada de consciência;
• As aprendizagens nos diversos contextos do ensino superior.

Método de trabalho (principais atividades):
Aulas expositivas seguidas de debates sobre a temática
Fóruns de discussão em ambiente virtual 
Apresentação de reflexões feitas pelos alunos sobre a temática da disciplina.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Prova sobre conceitos teóricos;
Escrita de um ensaio sobre tema relativo à disciplina.


Bibliografia sugerida:

PIAGET, Jean & GRÉCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1974. 
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. 
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1976. 
PIAGET, Jean e outros. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean & GARCIA, Rolando. Hacia una logica de significaciones. Barcelona: GEDISA, 2000.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.


Professor responsável: Sérgio Roberto Kieling Franco

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 60

Créditos: 4