PIE00039 - Aprendizagem no Ensino Superior - Abordagem Piagetiana

Súmula:

EMENTA: A partir do estudo da obra de Piaget e seus intérpretes, faz-se uma reflexão visando a compreensão dos processos de aprendizagem no ensino superior.

CONTEÚDO:
- Teorias da adaptação, equilibração e abstração;
- A compreensão de desenvolvimento cognitivo – para além da andragogia;
- Metacognição e tomada de consciência;
- As aprendizagens nos diversos contextos do ensino superior.

METODOLOGIA:
- Aulas expositivas seguidas de debates sobre a temática
- Fóruns de discussão em ambiente virtual
- Apresentação de reflexões feitas pelos alunos sobre a temática da disciplina.

OBJETIVOS:
Construir uma interpretação piagetiana dos processos de aprendizagem que ocorrem em situações de ensino superior.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
- Participação em aula e no ambiente virtual
- Prova sobre conceitos teóricos;
- Escrita de um ensaio sobre tema relativo à disciplina.

Bibliografia sugerida:

- PIAGET, Jean & GRÉCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1974. 
- PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. 
- PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1976. 
- PIAGET, Jean e outros. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
- PIAGET, Jean & GARCIA, Rolando. Hacia una logica de significaciones. Barcelona: GEDISA, 2000.
- PIAGET, Jean. Epistemologia genética. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.


Professor responsável: Sérgio Roberto Kieling Franco

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 60

Créditos: 4