PIE00045 - Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância.

Súmula:

A disciplina pretende discutir conceitos sobre Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância. Para isso relaciona interdisciplinarmente a tecnologia digital e a Educação. Partindo do modelo e seus elementos, objetiva-se também estudar o conceito de Competências e domínios, vinculados à Educação a Distância. 
Logo, os seguintes assuntos serão tratados: 1) Modelos e Arquiteturas pedagógicas em EAD, 2) Competências e seus elementos em EAD 3) Domínio Tecnológico 4) Domínio Cognitivo 5) Domínio sociocultural, 6) Domínio de Gestão, 7) Recomendação de objetos de aprendizagem por competências e 8) Desenvolvimento da atividade final.
Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem -, disponível em http://www.ead.ufrgs.br/rooda . e o RECOACOMP.

Objetivos: 
Propiciar ao aluno um embasamento teórico-prático necessário para trabalhar com os temas propostos. A partir desta experiência, os discentes irão desenvolver ou analisar um modelo pedagógico de um curso ou disciplina, onde vão elencar as competências a serem construídas.



Bibliografia sugerida:

As referências bibliográficas estarão disponíveis na página da disciplina e na Biblioteca do ROODA.
BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Modelos Pedagógicos para a Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: ______. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Trad. Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 15-46.
COSTA, Fernando Albuquerque et al. Competências TIC: Estudo de Implementação. Plano Tecnológico da Educação de Portugal. v. 1, ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 mar 2010.
LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcelo (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
______. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2 ed. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001.
______. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.
______. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.
SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, Rommel Melgaço. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. P. 29-50.

Bibliografia elencada nos seguintes objetos de aprendizagem:

Arquead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2007/arqueads/index.html
Gestead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2008/gestead/
Compead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/compead/inicio.html
CompMap - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2010/compmap/


Professor responsável: Patricia Alejandra Behar

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3