PIE00049 - Prática em Pesquisa Educacional: A pesquisa e a construção do relatório

Súmula:

A escrita do relatório de pesquisa (tese ou dissertação) como modo de pensamento na ótica de uma pragmática ético-estética.

Objetivos: 
• exercitar a escrita acadêmica do relatório de pesquisa (dissertação ou tese) na ótica de uma prágmáatica ético-estética. 
• colocar em análise alguns conceitos centrais do Pensamento Ético-Estético, no âmbito das Ciências Humanas/Educação, tendo em vista o viés acadêmico-científico e inter/transdisciplinar, na pesquisa-formação.

Programa (conteúdo):
• exercício de experimentação escrita de projeto ou relatório de pesquisa (qualificação, tese ou dissertação)com foco em: (i) tópicos temáticos, roteiro de escrita, autores de referência, esboço de síntese da proposta; (ii) contexto-problemático, revisão de literatura pertinente ao tópico, metodologia da produção de dados e de sua apreciação, apresentação e discussão dos dados; (iii) visão global crítica da escrita em produção e autores trabalhados, considerações finais.
• análise alguns conceitos centrais do Pensamento Ético-Estético, no âmbito das Ciências Humanas/Educação, tendo em vista o viés acadêmico- científico e inter/transdisciplinar, na pesquisa-formação. 

Método de trabalho (principais atividades): 
Ênfase será dada aos movimentos individual e coletivo de pesquisa textual/leituras e de escrita, preparando tópico de cada encontro e o aprofundamento dos conceitos envolvidos; assim como de exercício (est)ético de escrita de projeto ou relatório de pesquisa-formação, pelos participantes do seminário. 

Procedimentos e/ou critérios de avaliação: 
A avaliação levará em consideração a assiduidade, a participação nos espaços de discussão e experimentação coletiva; as contribuições para as temáticas em pauta; a apresentação final, do projeto ou relatório de pesquisa-formação; e um tópico associado de reflexão crítica ao final do seminário, organizando as contribuições ao longo do seminário.


Bibliografia sugerida:

AXT, M. Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação - LELIC: dos deslizamentos de sentido engendrando um modo de pesquisar-formar. In: M.Axt; F.S.Amador; J.A.A.REmião. Experimentações ético-estéticas em pesquisa na educação (no prelo).
BAKHTIN, M. Por uma filosofia do ato responsável. São Carlos, Pedro & João Eds, 2010
_______. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. SP, Martins Fontes, 2003.
GUATTARI, F. O paradigma estético. In: Caosmose; um novo paradigma estético. Trad. Ana Lucia de Oliveira e Lucia Claudia Leão. Rio de Janeiro, Ed 34, 1993.
Bibliografia de referência, restante, de acordo com a demanda de cada participante.


Professor responsável: Margarete Axt

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Eletiva

Carga horária: 30

Créditos: 2