PIE00051 - Sistemas Tutores Inteligentes (turma A)

Súmula:

Apresentar algumas dos modelos lógicos utilizadas para especificar e implementar sistemas de Inteligência Artificial Simbólica, em particular, sistemas modelados sob a perspectiva de agentes, tais como lógica para conhecimentos e crenças;
Apresentar a teoria da intencionalidade e lógicas não monotônicas baseadas na intecionalidade;
- Apresentar exemplos práticos motivacionais.
- Discutir tópicos atuais sobre a IA, seus limites e avanços principalmente no que toca a sua aplicação em sistemas de Ensino Aprendizagem.
- Apresentar os projetos do Grupo, em andamento como OBAA e FEB
- Detalhar projetos com os alunos

OBJETIVOS:
A Ciência da Computação também trata do desenvolvimento de teorias formais para especificar e para possibilitar a implementação de sistemas computacionais. Muitos formalismos são desenvolvidos pela comunidade de ciência da Computação para este fim. O mesmo acontece com a comunidade de inteligência Artificial. Nesta disciplina olharemos para alguns destes formalismos lógicos que foram desenvolvidos para especificar e implementar sistemas Inteligentes de Ensino Aprendizagem.

PROGRAMA:
1- Revisão geral dos princípios da Inteligência Artificial Simbólica
2- Comparação entre a IA simbólica e as demais linhas de pesquisa da disciplina
3- Estudo dos Limites e Avanços da IA nos Últimos anos
4- Estudo dos principais paradigmas lógicos e sua aplicações em sistemas de ensino aprendizagem
5- Aplicações voltadas para sistemas inteligentes de Ensino Aprendizagem 
6- Discussão das aplicações selecionadas para estudo
7- Seleção de artigos a serem estudados e apresentados pelos alunos
8- Elaboração de um pré projeto de como a IA poderá ajudar no desenvolvimento do trabalho de cada aluno

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Apresentação de trabalho



Bibliografia sugerida:

An Introduction to MultiAngent Systems, Michael Wooldridge, John Wiley & Sons, LTD, 2001
Unified Theories of Cognition, Allen Newell, Harvard, 1987.
Programming Multi-agent sytens in AgentSpeak usig Jason, Rafael Bordini at all, Wiley, 2007


Professor responsável: Rosa Maria Vicari

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Eletiva

Carga horária: 45

Créditos: 3